Anatomia do Primeiro Molar Superior - Resumo de Anatomia Dental


Anatomia do primeiro molar superior - resumo
E ai, tudo bom com você?!!

Seja muito bem-vindo a mais uma aula resumida de anatomia dental. Neste artigo, nós iremos estudar de forma simples e resumida a anatomia do primeiro molar superior, um dos dentes mais cobrados nas provas práticas e teóricas de anatomia dental e que tem uma característica única na sua cúspide mesio-palatina, o Tubérculo de Carabelli.

Bons estudos!

Anatomia do Primeiro Molar Superior - Face Vestibular.

O primeiro molar superior é um dente com quatro cúspides, duas vestibulares e duas palatinas.

A face vestibular do primeiro molar superior possui formato trapezoidal, com base maior voltada para a oclusal e bordas mesial e distal convergentes para a cervical. Vale lembrar que, a borda distal é mais curvada/convexa e menor do que a borda mesial, que é maior e mais retilínea.

O primeiro molar superior possui duas cúspides vestibulares e duas palatinas

As cúspides vestibulares do primeiro molar superior, são classificadas como cúspide mesio-vestibular e disto-vestibular. Ambas são separadas pelo sulco vestibular e a cúspide presente no lado mesial é maior do que a do lado distal, o que é muito importante para diferenciação entre os dentes 16 e 26.

Apontada por uma flecha azul na imagem abaixo, temos uma projeção da linha cervical que ocorre na porção mesial da face vestibular. E, no dente mais da direita, temos apontados pelas duas flechas vermelhas os pontos de contato do primeiro molar superior. O ponto de contato mesial vai ser posicionado mais para a oclusal do que o ponto de contato distal, que se localiza no terço médio da coroa.

A cúspide mesio-vestibular é maior que a disto-vestibular
Anatomia do Primeiro Molar Superior - Face Palatina.
Na face palatina, o primeiro molar superior apresenta uma cúspide mesio-palatina e outra disto-palatina

O primeiro molar superior possui uma face palatina maior que a vestibular e contraria as regras presentes nas características comuns de todos os dentes. Mas, a face palatina deste dente, também vai ter formato trapezoidal, com base maior para oclusal e que é demarcada pelas cúspides mesio-palatina e disto-palatina, que também são separadas entre si por um sulco. A cúspide mesio-palatina é maior cúspide do primeiro molar superior e a diferença de tamanho entre ela e a cúspide disto-palatina fica evidente ao se observar o primeiro molar superior pela face palatal.

Nesta face, a borda mesial é maior do que a distal, o que ocorre devido a diferença de tamanho entre as cúspides.

Mas, dentre todas as características da face palatina do primeiro molar superior, a mais importante de todas é o Tubérculo de Carabelli, que é uma elevação presente na cúspide mesio-palatina, que pode ser discreta ou bastante evidente, parecendo até como uma quinta cúspide. O Tubérculo de Carabelli pode ser utilizado para identificação de que o dente estudado é um primeiro molar superior e também para diferenciação entre os dentes 16 e 26.

O Tubérculo de Carabelli se localiza na cúspide mesio-palatina
Anatomia do Primeiro Molar Superior - Face Mesial e Distal.
Primeiro molar superior visualizado pelas faces proximais

Na imagem acima, estão apontadas as bordas vestibulares das faces proximais. Note como elas são bastante retilíneas, o que ocorre pois a face vestibular não possui uma grande inclinação para a palatina.

Além disso, o primeiro molar superior possui faces proximais de formato retangular, com dimensão vestibulo-lingual maior que a cervico-oclusal, ou seja, as proximais são maiores em largura do que em altura, o que faz com que a linha cervical deste dente seja praticamente retilínea.

O primeiro molar superior possui faces proximais de formato retangular

E, para encerrar o estudo das faces proximais do primeiro molar superior, é importante destacar que este dente possui bordas vestibular e palatina das proximais convergentes para a oclusal. Esta característica também é incomum, visto que muitos dentes, quando estudados pelas proximais, possuem estas bordas convergentes para a cervical.
As bordas vestibular e palatina das faces proximais do primeiro molar superior são levemente convergentes para a oclusal
Anatomia do Primeiro Molar Superior - Face Oclusal.

A face oclusal do primeiro molar superior apresenta formato de losango, o qual vai apresentar ângulos agudos (menores que 90º) nas pontas mesio-vestibular e disto-palatina e ângulos obtusos (maiores que 90º) nas pontas disto-vestibular e mesio-palatina.

Lembrando que a presença de dois ângulos agudos e dois ângulos obtusos é característica dos losangos. 

O primeiro molar superior possui face oclusal de formato losangular

Além disso, ao estudar o primeiro molar superior pela face oclusal, também é possível de se observar o Tubérculo de Carabelli presente na cúspide mesio-palatina, assim como todas as quatro cúspides.

Pela face oclusal, todas as cúspides do primeiro molar superior ficam visíveis

 As cúspides que são divididas por sulcos em formato de “H”, o que fica mais claro na imagem abaixo mais da esquerda, onde os sulcos dos braços do “H” estão marcados em vermelho e eles serão ligados entre si pelo sulco marcado em azul.

Sulcos do primeiro molar superior

No braço do “H” dobrado (da direita), teremos a porção horizontal, que divide as cúspides mesio-vestibular e mesio-palatina, enquanto a porção vertical separa as cúspides mesio-vestibular da disto-vestibular. Ambos acabam na fosseta central, marcada pelo ponto amarelo.

Já o braço retilíneo do “H”, posicionado mais na “diagonal” separa as cúspides mesio-palatina da cúspide disto-palatina.

Na imagem acima, mais para a direita, temos marcada em verde a ponte de esmalte que usualmente interrompe o trajeto do sulco marcado em azul e liga as cúspides mesio-lingual e disto-vestibular. A ponte de esmalte confere resistência ao primeiro molar superior, que é um dente amplamente utilizado na mastigação.

Primeiro Molar Superior - Anatomia da Raiz.

O primeiro molar superior possui duas raízes vestibulares e uma palatina

O primeiro molar superior é um dente com três raízes, sendo duas vestibulares e uma palatina. As raízes vestibulares se dividem em mesio e disto-vestibular e ajudam na determinação da face vestibular do dente. A raiz do lado mesial costuma ser maior e mais larga do que a raiz do lado distal, no entanto, ambas são menores do que a raiz palatina que maior e mais volumosa.

A raiz palatina é a maior e mais volumosa de todas
Seja Aprovado de Forma Fácil em Anatomia Dental!
O material que você acabou de acompanhar é apenas uma das partes do material “Anatomia Dental – Apostila Resumida”. Esta apostila foi organizada afim de facilitar o estudo da anatomia dental para estudantes de odontologia e ensina apenas o que é necessário para que você seja aprovado com nota máxima nesta disciplina!

Para fazer o download deste material, que está em preço promocional, é só clicar na imagem abaixo! Muito Obrigado por acompanhar o meu trabalho. Abraços, André Martins - Arriba Dentista

.