Questão Comentada #10 - Lista de Exercícios FGV #1 - Concurso Odontologia

 


Hoje nós encerramos os comentários da nossa lista de exercícios da banca FGV, cujo download direto e sem cadastro pode ser feito CLICANDO AQUI. E para fechar este ciclo de posts aqui no blog, nós iremos conversar sobre a Síndrome de Cushing.

Como é destacado no vídeo acima, esta é a primeira questão de concurso público de odontologia que encontro falando sobre a Síndrome de Cushing, no entanto, o estudo de assuntos alternativos também é extremamente importante para que a sua aprovação em concurso ou processo seletivo seja conquistada. 

Questões fáceis são acertadas por todo mundo, mas questões como a que você encontra logo abaixo é que podem fazer a diferença.

Bons estudos!

Questão 10. 
Cirurgião Bucomaxilofacial – FUNSAUDE (CE) – 2021 – FGV.
A Síndrome de Cushing pode ser causada pela administração prolongada de: 

A) Antibiótico 
B) Antidepressivo 
C) Ansiolítico 
D) Anti-inflamatório não esteroide (AINE) 
E) Córticoesteroides 

RESPOSTA.
Aspecto de uma pessoa com síndrome de cushing. Note a presença de estrias vermelhas no corpo.

Os corticoesteróides, também conhecidos como anti-inflamatórios esteroidais, são medicamentos utilizados para o tratamento de doenças como asma, artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico,  doença intestinal inflamatória e até para disfunções da glândula supra-renal.

Na odontologia, os corticoesteróides são indicados para o controle de processos inflamatórios agudos, como traumas pós-cirúrgicos, ulcerações bucais autoimunes, entre outros.

Apesar de serem medicamentos extremamente eficazes, ao serem utilizados cronicamente, os corticoesteróides aumentam os níveis de cortisol no sangue, resultando na Síndrome de Cushing.

A Síndrome de Cushing é uma condição que se manifesta a partir de acúmulo de gordura na região abdominal e no rosto, aumento de peso, aparecimento de estrias largas e vermelhas na pele, presença de pelos no rosto (principalmente em mulheres), descontrole do ciclo menstrual, diminuição da libido e da fertilidade, fraqueza muscular, cicatrização lenta e até aumento de pressão.

Vários destes sintomas podem ser observados na imagem logo acima.

O tratamento para a Síndrome de Cushing envolve a ingestão de proteínas, administração de potássio e uso de medicamentos como Metirapona e Cetoconazol.

RESPOSTA CORRETA: Letra E

Concurso Público de Odontologia - Conquiste sua Aprovação!

Antes de trabalhar no sistema público de saúde, eu não sabia por onde estudar para as minhas provas de concurso, o que me deixava extremamente ansioso e desmotivado. Por isso, foi pensando em facilitar a vida de outros concurseiros que iniciei a produção de conteúdo na internet e, depois de 2 anos, terminei de escrever meu primeiro ebook com 101 questões comentadas de concurso público de odontologia.

Este ebook tem questões de dentística, endodontia e periodontia e foi escrito com o objetivo de te guiar entre os assuntos mais cobrados destas disciplinas nas provas de concurso, para que você conquiste a tão sonhada aprovação. As questões são explicadas de forma simples e os temas não se repetem!

Lembrando que os leitores do blog tem 25% de desconto neste material com o cupom "arribablog" (sem aspas) e que através deste código, o livro sai por menos de 12 reais! Para fazer o download do ebook, é só clicar na imagem abaixo! 
.