Questão Comentada #8 - Lista de Exercícios FGV #1 - Concurso Odontologia

 


E ai, tudo bom com você??!

Seja muito bem-vindo a mais uma questão comentada de concurso público de odontologia retirada da nossa lista de exercícios da banca FGV, que você encontra o download em PDF CLICANDO AQUI. O download deste material é direto e sem cadastro.

Hoje, nós iremos resolver juntos um caso clínico de endodontia, no qual o paciente apresenta um quadro de pulpite irreversível, uma condição que se manifesta a partir de uma dor intensa, espontânea, difusa e que não alivia com o uso de analgésicos. Vale destacar que a FGV é uma banca que adora elaborar casos clínicos de endodontia e periodontia para o candidato resolver, portanto é sempre legal ficar atento a isso.

BONS ESTUDOS!

Questão 8. 
Dentista – Tribunal de Contas do Estado do Sergipe (SE) – 2015 – FGV. 
Um cirurgião-dentista recebeu em seu consultório um paciente com queixa de dor espontânea do dente 26. Após o exame clínico e radiográfico, foi diagnosticada pulpite irreversível no elemento, que apresentava uma extensa restauração de compósito fraturada na região distal, onde notou-se também presença de uma grande lesão de cárie secundária. Radiograficamente a lesão de cárie localizava-se a menos de 1 mm de distância da cavidade pulpar, porém não foram identificadas alterações periapicais significantes. Durante o acesso endodôntico, notou-se que a polpa ainda apresentava vitalidade. Dentre os procedimentos a serem realizados durante a consulta para acesso endodôntico, o cirurgião-dentista deve: 

A) Colocar o paciente sob um regime de antibioticoterapia, para auxiliar no controle da dor 
B) Esvaziar o conteúdo do canal radicular e deixar o elemento dentário aberto para que haja drenagem espontânea 
C) Evitar o uso de medicação intracanal para que não haja maior inflamação do tecido periapical próximo ao dente 
D) Realizar um alívio oclusal nos dentes vizinhos para contribuir para o controle da dor 
E) Remover fontes de infecção (cárie e restaurações defeituosas) do dente envolvido para prevenir recontaminação dos canais radiculares até a próxima sessão 

RESPOSTA.
A pulpite irreversível se manifesta a partir de dor intensa, espotânea, difusa e que não alivia com o uso de analgésicos

Por ser um caso clínico extenso, cada uma das alternativas desta questão serão discutidas separadamente.

Letra A: Os antibióticos tem como principal objetivo o controle da infecção bacteriana e não diminuição da dor. Para controle da dor, podem ser utilizados analgésicos (Paracetamol, Dipirona, Opióides) e/ou anti-inflamatórios (Nimesulida, Ibuprofeno, Corticoesteróides).

Letra B: Como relatado no enunciado, ao abrir o dente, o dentista observou que o dente ainda possuía polpa viva. Neste caso, o esvaziamento total do dente (pulpectomia) é o método de manejo correto para controle da dor, mas não há benefício em deixar o dente aberto, visto que não se observou a presença de abscesso e pus.

Letra C: O uso adequado de medicação intra-canal é essencial para controle da infecção bacteriana durante o preparo, o que facilita a ação do curativo aplicado no interior do dente.

Letra D: O fator causador da dor do paciente é a pulpite irreversível no dente 26 associada a cárie secundária e não um estresse oclusal. Portanto o alívio oclusal nos dentes vizinhos não traria benefício nenhum para resolução do caso.

Letra E: Este seria o método de manejo correto. Lembrando que além da remoção da cárie, é ideal que se faça o esvaziamento total do dente, visto que em casos de pulpite irreversível a polpa perde o seu potencial de recuperação e a dor do paciente não é controlada de forma eficaz por analgésicos. Desta maneira o dente já fica pronto para receber o tratamento de canal em uma consulta posterior, após ação do curativo de demora.

RESPOSTA CORRETA: Letra E

Concurso Público de Odontologia - Conquiste sua Aprovação!

Antes de trabalhar no sistema público de saúde, eu não sabia por onde estudar para as minhas provas de concurso, o que me deixava extremamente ansioso e desmotivado. Por isso, foi pensando em facilitar a vida de outros concurseiros que iniciei a produção de conteúdo na internet e, depois de 2 anos, terminei de escrever meu primeiro ebook com 101 questões comentadas de concurso público de odontologia.

Este ebook tem questões de dentística, endodontia e periodontia e foi escrito com o objetivo de te guiar entre os assuntos mais cobrados destas disciplinas nas provas de concurso, para que você conquiste a tão sonhada aprovação. As questões são explicadas de forma simples e os temas não se repetem!

Lembrando que os leitores do blog tem 25% de desconto neste material com o cupom "arribablog" (sem aspas) e que através deste código, o livro sai por menos de 12 reais! Para fazer o download do ebook, é só clicar na imagem abaixo! 
.