E ai, tudo bom com você?!
Seja bem-vindo a nossa segunda lista de exercícios da banca VUNESP, que será comentada parcialmente aqui no blog!
Nesta lista, que você pode fazer o download direto e sem cadastro CLICANDO AQUI, foram separadas 10 questões de concurso público de odontologia, com temas cobrados DIRETO nas provas da VUNESP.
Destas 10 questões, 5 serão comentadas aqui no blog e as últimas 5 serão exclusivas para os assinantes do Apoia-se, onde os assinantes já tem acesso a 20 provas comentadas e mais de 400 questões! Para conferir como funciona esta campanha, é só CLICAR AQUI!
BONS ESTUDOS!
Questão 1.
Dentista - Sertãozinho (SP) - 2012 - VUNESP.
O sinal de Nikolsky é um exame complementar em que o
profissional induz a formação de uma bolha em uma pele de aparência normal por meio
de uma pressão lateral firme. Quando esse sinal é positivo, pode ser
diagnosticada a seguinte patologia:
A) Líquen plano
B) Eritema multiforme
C) Epidermólise bolhosa
D) Pênfigo vulgar
E) Eritema migratório
RESPOSTA.
Imagem 1: Acometimento extra-oral / Imagem 2: Ulcerações irregulares envolvendo soalho bucal e ventre lingual / Imagem 3: Erosões gengivais |
1- Pênfigo vulgar
2- Pênfigo vegetante
3- Pênfigo eritematoso
4- Pênfigo foleáceo
De todas estas manifestações, apenas as formas vulgar e vegetante possuem manifestações orais, sendo o Pênfigo Vulgar bem mais comum que o Vegetante.
O Pênfigo Vulgar, resposta para a nossa questão, ocorre quando autoanticorpos atacam a desmogleína-1 e desmogleína-3, que são proteínas presentes nos desmossomos. Os desmossomos são responsáveis pela união das células epiteliais entre si e a falta das desmogleínas cria fendas no tecido epitelial, o que permite o acúmulo de líquido entre as células e a consequente formação de bolhas.
As bolhas do Pênfigo Vulgar se rompem facilmente e por isso elas são raras durante a avaliação odontológica, no entanto, o Pênfigo ainda está associado a erosões superficiais irregulares e a úlceras, que trazem bastante incômodo aos pacientes.
Além disso, vale destacar que o Pênfigo Vulgar é mais comum em pessoas acima dos 50 anos, sendo uma doença sistêmica que afeta todo o corpo e que, por isso, pode levar o indivíduo afetado ao óbito se não for tratada. Mas, apesar de as lesões extra-orais serem comuns, as manifestações dentro na cavidade bucal costumam ser as primeiras a aparecer.
Para encerrar, vale lembrar que o tratamento do Pênfigo Vulgar é feito principalmente através do uso de corticoesteróides (como a Prednisona) e de imunossupressores (para controlar a resposta autoimune).
RESPOSTA CORRETA: Letra D
Muito obrigado por acompanhar o meu trabalho! Não se esqueça de clicar no botão abaixo e conferir também a campanha do Apoia-se, para ter acesso a mais materiais resumidos e vídeo e por escrito!
Abraços, André Martins - Arriba Dentista