Questão Comentada #1 - Lista de Exercícios VUNESP #2 - Concurso Odontologia

 

E ai, tudo bom com você?!

Seja bem-vindo a nossa segunda lista de exercícios da banca VUNESP, que será comentada parcialmente aqui no blog!

Nesta lista, que você pode fazer o download direto e sem cadastro CLICANDO AQUI, foram separadas 10 questões de concurso público de odontologia, com temas cobrados DIRETO nas provas da VUNESP.

Destas 10 questões, 5 serão comentadas aqui no blog e as últimas 5 serão exclusivas para os assinantes do Apoia-se, onde os assinantes já tem acesso a 20 provas comentadas e mais de 400 questões! Para conferir como funciona esta campanha, é só CLICAR AQUI!

BONS ESTUDOS!

Questão 1.
Dentista - Sertãozinho (SP) - 2012 - VUNESP.
O sinal de Nikolsky é um exame complementar em que o profissional induz a formação de uma bolha em uma pele de aparência normal por meio de uma pressão lateral firme. Quando esse sinal é positivo, pode ser diagnosticada a seguinte patologia:

A) Líquen plano
B) Eritema multiforme
C) Epidermólise bolhosa
D) Pênfigo vulgar
E) Eritema migratório

RESPOSTA.
Imagem 1: Acometimento extra-oral / Imagem 2: Ulcerações irregulares envolvendo soalho bucal e ventre lingual / Imagem 3: Erosões gengivais
A condição conhecida como Pênfigo é uma doença autoimune que se manifesta através de quatro formas:
1- Pênfigo vulgar
2- Pênfigo vegetante
3- Pênfigo eritematoso
4- Pênfigo foleáceo

De todas estas manifestações, apenas as formas vulgar e vegetante possuem manifestações orais, sendo o Pênfigo Vulgar bem mais comum que o Vegetante.

O Pênfigo Vulgar, resposta para a nossa questão, ocorre quando autoanticorpos atacam a desmogleína-1 e desmogleína-3, que são proteínas presentes nos desmossomos. Os desmossomos são responsáveis pela união das células epiteliais entre si e a falta das desmogleínas cria fendas no tecido epitelial, o que permite o acúmulo de líquido entre as células e a consequente formação de bolhas.

As bolhas do Pênfigo Vulgar se rompem facilmente e por isso elas são raras durante a avaliação odontológica, no entanto, o Pênfigo ainda está associado a erosões superficiais irregulares e a úlceras, que trazem bastante incômodo aos pacientes.

Além disso, vale destacar que o Pênfigo Vulgar é mais comum em pessoas acima dos 50 anos, sendo uma doença sistêmica que afeta todo o corpo e que, por isso, pode levar o indivíduo afetado ao óbito se não for tratada. Mas, apesar de as lesões extra-orais serem comuns, as manifestações dentro na cavidade bucal costumam ser as primeiras a aparecer.

Para encerrar, vale lembrar que o tratamento do Pênfigo Vulgar é feito principalmente através do uso de corticoesteróides (como a Prednisona) e de imunossupressores (para controlar a resposta autoimune).

RESPOSTA CORRETA: Letra D

Muito obrigado por acompanhar o meu trabalho! Não se esqueça de clicar no botão abaixo e conferir também a campanha do Apoia-se, para ter acesso a mais materiais resumidos e vídeo e por escrito!
Abraços, André Martins - Arriba Dentista