Concurso Odontologia - Questão em Texto #1 - Patologia Bucal

 

Concurso Odontologia - Questão em Texto #1

O conteúdo deste site é bastante variado, aqui você encontra questões comentadas em vídeo, listas de exercícios, aulas resumidas e outros tipos de conteúdo. Mas, hoje, um novo quadro, chamado "questões em texto", será iniciado aqui no blog, onde questões de concurso público de odontologia são respondidas de forma simples por escrito.

E para iniciar esta nova fase por aqui, nós iremos comentar uma questão de patologia bucal retirada da prova de Tenório (PB) elaborada pela banca CPCON no ano de 2020.

Bons estudos!

Questão em Texto #1.
Dentista ESF - Tenório (PB) - 2020 - CPCON.
Em Patologia Oral e no tratamento de carcinomas, em certos tipos de lesões, há restrição de tratamento por radiação. Dentre as lesões benignas e carcinomas elencados, qual possui restrição dessa modalidade de tratamento por radiação?

A) Carcinoma Verrucoso
B) Carcinoma Mucoepidermóide
C) Carcinoma Basocelular
D) Ameloblastoma
D) Rabdomioma

RESPOSTA.
Carcinoma verrucoso. Grande aumento de volume papilar, exofítico, na crista alveolar superior

A resposta para a questão de hoje envolve uma variante de baixo grau do carcinoma de células escamosas, conhecida como Carcinoma Verrucoso. Atualmente, se acredita que o Carcinoma Verrucoso esteja associado com o HPV ou com a aplicação de tabaco em boca, 

Isso se confirma pois alguns pesquisadores encontram com certa frequência os subtipos 16 e 18 do HPV em lesões de Carcinoma Verrucoso e também pode-se observar que esta patologia é mais comum em grupos culturais que mantêm o tabaco no fundo de vestíbulo superior ou embaixo da língua.

Além disso, vale lembrar que o Carcinoma Verrucoso é mais comum em homens acima dos 55 anos e que, em boca, as regiões mais cometidas são o fundo de vestíbulo inferior, gengiva, mucosa jugal, língua e palato duro.

Clinicamente o Carcinoma Verrucoso se apresenta como uma placa espessa, difusa, bem delimitada, indolor e com projeções papilares. As lesões tipicamente são brancas, mas também podem se apresentar róseas ou de forma eritematosa. A coloração depende  da quantidade de ceratina produzida e do grau de resposta inflamatória do hospedeiro ao tumor.

Se o Carcinoma Verrucoso não for tratado existem fortes chances de invasão e destruição de estruturas subjacentes tais como osso, cartilagem, músculo e glândulas salivares. Assim, a melhor forma de tratamento para esta lesão é a excisão cirúrgica. 

Segundo Neville, 3ª ed, "A cirurgia geralmente não precisa ser tão extensa como a requerida para um rotineiro carcinoma de células escamosas de tamanho similar. Com esse tratamento, 90% dos pacientes encontram-se livres da doença após 5 anos, embora alguns pacientes possam exigir pelo menos um procedimento cirúrgico adicional durante esse período."

O uso de radiação é contra-indicado pois isto pode induzir a diferenciação maligna da lesão.

RESPOSTA CORRETA: Letra A

Concurso Público de Odontologia - Conquiste sua Aprovação!

Antes de trabalhar no sistema público de saúde, eu não sabia por onde estudar para as minhas provas de concurso, o que me deixava extremamente ansioso e desmotivado. Por isso, foi pensando em facilitar a vida de outros concurseiros que iniciei a produção de conteúdo na internet e, depois de 2 anos, terminei de escrever meu primeiro ebook com 101 questões comentadas de concurso público de odontologia.

Este ebook tem questões de dentística, endodontia e periodontia e foi escrito com o objetivo de te guiar entre os assuntos mais cobrados destas disciplinas nas provas de concurso, para que você conquiste a tão sonhada aprovação. As questões são explicadas de forma simples e os temas não se repetem!

Lembrando que os leitores do blog tem 25% de desconto neste material com o cupom "arribablog" (sem aspas) e que através deste código, o livro sai por menos de 12 reais! Para fazer o download do ebook, é só clicar na imagem abaixo!