Concurso Odontologia - Questão em Texto #4 - Corticoesteróides Duração

 

Concurso Odontologia - Questão em Texto #4
E ai, tudo bom com você?!

Hoje chegamos no post de número quatro do nosso quadro "questão em texto", exclusivo para leitores do blog! Na questão de concurso público de odontologia que iremos resolver neste artigo, conversaremos sobre a duração do efeito dos corticoesteróides, que na odontologia são medicamentos indicados para o controle de processos inflamatórios agudos, como traumas pós-cirúrgicos, ulcerações bucais autoimunes, entre outros.

Lembrando que na questão em texto de número #3, nós revisamos a classificação ASA, que é utilizada para se avaliar a condição de saúde de um paciente antes do procedimento cirúrgico. Para entender como esta classificação funciona, é só CLICAR AQUI!

BONS ESTUDOS!

Dentista - Apiaca (ES) - 2014 - IDECAN.
Os glicocorticoides são usados na odontologia por suas ações anti-inflamatórias e imunomoduladoras. São corticoides de ação longa (36 a 72 horas de duração de efeito):

A) Prednisona e triancinolona
B) Cortisona e dexametasona
C) Hidrocortisona e prednisolona
D) Metilprednisolona e cortisona
E) Dexametasona e betametasona

RESPOSTA.
Os corticoesteróides podem ser classificados de acordo com a duração do efeito

Os Corticóides, também conhecidos como anti-inflamatórios esteroidais são medicamentos indicados em várias situações clínicas fora da odontologia, como em caso de:
Doenças reumáticas
Doenças inflamatórias intestinais
Insuficiência e hiperplasia da suprarenal
Algumas neoplasias malignas
Condições alérgicas

Para o tratamento de algumas das condições citadas acima, os corticoesteróides devem ser usados cronicamente, no entanto, isto pode causar uma condição conhecida como Síndrome de Cushing, que se manifesta através de acúmulo de gordura na região abdominal e no rosto, aumento de peso, aparecimento de estrias largas e vermelhas na pele, presença de pelos no rosto (principalmente em mulheres), descontrole do ciclo menstrual, diminuição da libido e da fertilidade, fraqueza muscular, cicatrização lenta e até aumento de pressão

Na odontologia, como relatado no início deste artigo, os corticoesteróides são indicados para o controle de processos inflamatórios agudos, que trazem um grande incômodo ao paciente.

Além disso, vale destacar que os corticoesteróides podem ser classificados de acordo com a sua duração, da seguinte maneira:
Curta duração (8 a 12 horas): Cortisona e hidrocortisona
Duração intermediária (12 a 36 horas): Prednisona, prednisolona, metilprednisolona e triancinolona
Longa duração (36 a 72 horas): Dexametasona e betametasona


RESPOSTA CORRETA: Letra D

Concurso Público de Odontologia - Conquiste sua Aprovação!
Antes de trabalhar no sistema público de saúde, eu não sabia por onde estudar para as minhas provas de concurso, o que me deixava extremamente ansioso e desmotivado. Por isso, foi pensando em facilitar a vida de outros concurseiros que iniciei a produção de conteúdo na internet e, depois de 2 anos, terminei de escrever meu primeiro ebook com 101 questões comentadas de concurso público de odontologia.

Este ebook tem questões de dentística, endodontia e periodontia e foi escrito com o objetivo de te guiar entre os assuntos mais cobrados destas disciplinas nas provas de concurso, para que você conquiste a tão sonhada aprovação.As questões são explicadas de forma simples e os temas não se repetem

Lembrando que os leitores do blog tem 25% de desconto neste material com o cupom "arribablog" (sem aspas) e que através deste código, o livro sai por menos de 12 reais! Para fazer o download do ebook, é só clicar na imagem abaixo! 
.