Banca IPPEC - Parte #1 (Português) - Timbé do Sul [Manhã] (2022) - Dentista

IPPEC - Timbé do Sul (SC) - 2022 - Parte #1 - Língua Portuguesa
No dia 27/03/2022, o município de Timbé do Sul (SC) aplicou as provas de concurso público para a área da saúde elaboradas pela banca IPPEC. Na ocasião, foram aplicadas duas provas no mesmo dia, uma no período da manhã e outra no período da tarde. Neste post, você encontra as primeiras 10 questões da prova aplicada de manhã, referentes a disciplina de língua portuguesa para o cargo de cirurgião dentista / odontólogo.

Para ter acesso a parte 2 desta prova da IPPEC, onde estão disponíveis as questões de matemática, é só CLICAR AQUI!

Lembrando que o gabarito se encontra logo depois da questão de número 10!

Parte 1 - LÍNGUA PORTUGUESA.

Leia o texto e responda as questões de 1 a 5.

Tripé da Educação

Autoria: Gabriel Chalita

Há três pontos convergentes nesses sistemas sobre os quais educadores brasileiros já se debruçaram. Chamo-os de "o tripé da educação com qualidade".

O primeiro ponto é o professor. Mesmo em tempos de alta tecnologia e de todo o aparato presente na sala de aula ou nos ambientes virtuais, é o professor a alma do processo educativo. E, por isso, a carreira de professor deve ser desejada, valorizada, respeitada.

Fico pasmo quando leio alguns opinantes sobre educação afirmarem que não é relevante dar um bom salário ao professor. Sejamos mais profissionais. Remunera-se muito mal o professor. E mesmo não ganhando bem, a maioria desempenha com mestria seu papel. Há, sim, abnegados que abraçam a educação como bandeira de vida e que, independentemente do quanto recebem, fazem prodígios nas salas de aula.

Precisamos de milhares e milhares de professores para atender à demanda do ensino de qualidade. E isso requer que jovens tenham o desejo de abraçar o magistério como profissão. Se não tivermos um salário digno e um plano de carreira atraente, os jovens não optarão por essa profissão. Sem professores, como vamos educar? Uma remuneração justa, uma formação continuada que garanta qualidade, atualização, entusiasmo dos que ensinam nas salas de aula presenciais ou a distância compõem o primeiro ponto.

O segundo ponto é o currículo inteligente, significativo, que obedeça ao que indica o artigo 205 da Constituição, ou seja, que forme a pessoa, o cidadão, e que o prepare para o mercado de trabalho. Estamos muito atrasados nas escolas em tempo integral em oposição a todos os outros países que, avaliados pelo PISA, conseguem se destacar em qualidade.

Um currículo inteligente intercala teoria e prática, oferece problemas para desafiar os alunos, inquieta para que a habilidade cognitiva seja despertada e socializa as emoções para que o encontro com os diferentes (e diferentes são todos) forme uma cultura de paz. É preciso levar em conta que os alunos são menos atentos. A "geração do instantâneo” não consegue ficar quieta ouvindo um professor falar por muito tempo.

O terceiro ponto é a participação familiar. É a família a educadora por excelência. Por melhor que seja uma escola, ela não terá o poder de substituir uma família ausente ou uma família que diz ou pratica anti-valores que colidem com a obrigação de formar a pessoa. Preconceitos nascem em famílias que se desrespeitam. Vejam os índices de violência doméstica. A casa é o primeiro ambiente a educar.

Esse é o tripé de que precisamos. Sem muitos malabarismos. Mas presente em todas as escolas como obrigação de governantes nas esferas federal, estadual e municipal. Um caminho que precisa ser percorrido sob pena de desperdiçarmos o futuro.


Questão 1.
Analise as afirmativas abaixo com base no texto, e assinale a alternativa INCORRETA.

A) Em um “currículo inteligente intercala teoria e prática” ocorre um sujeito composto
B) “Esse é o tripé de que precisamos” é um período composto
C) “Há três pontos convergentes nos sistemas de educação”. Gabriel Chalita usou corretamente “há” no singular (apesar de “três pontos” ser plural), pois no sentido de existir, acontecer, o verbo haver fica sempre na terceira pessoa do singular. Se empregasse o verbo existir, este iria para a terceira pessoa do plural: “Existem três pontos convergentes nos sistemas de educação”
D) “Remunera-se muito mal o professor.” Se colocarmos professor no plural, a concordância ficará assim: “Remuneram-se muito mal os professores.”
E) “Há três pontos convergentes nos sinstemas de educação. Chamo-os de o tripé da educação com qualidade”. “Os” é pronome oblíquo, remete a “três pontos convergentes nos sistemas de educação” e desempenha função sintática de objeto direto

Questão 2.
“Esse é o tripé de que precisamos”. Assinale a alternativa que representa o tripé da educação, segundo Gabriel Chalita.

A) Salário justo – currículo inteligente – participação familiar
B) Teoria – prática – desafios
C) Professor – aulas atraentes – período integral
D) Alunos – aulas atraentes – governantes responsáveis
E) Professor – currículo inteligente – participação familiar

Questão 3.
Gabriel Chalita usou inúmeras vezes a palavra “que”, como em: “A escola não terá o poder de substituir uma família que pratica antivalores que colidem com a obrigação de formar a pessoa”. No período citado, “que” é um pronome relativo, pois se refere a um termpo anterior (família e antivalores) e corresponde ao pronome relativo a qual/os quais. A palavra sublinhada também é um pronoe relativo em todas as alternativas a seguir, EXCETO:

A) O segundo ponto é o currículo inteligentem que obedeça ao artigo 205 da Constituição
B) Preconceitos nascem em famílias que se desrespeitam
C) Alguns opinantes sobre educação afirmam que não é relevante dar um bom salário ao professor
D) Um caminho que precisa ser percorrido sob pena de desperdiçamos o futuro
E) Esse é o tripé que precisamos

Questão 4.
Em todas as alternativas abaixo, os termos sublinhados podem ser substituídos por palavras que aparecem entre parentêses, mantendo o sentido original, EXCETO em:

A) Há três pontos convergentes nos sistemas de educação (compatíveis, coincidentes, condizentes, confluentes, correlacionados)
B) Fico pasmo quando leio alguns opinantes sobre educação (boquiaberto, estupefato, surpreso, admirado, assombrado, perplexo)
C) Opinantes afirmam que não é relevante dar um bom salário ao professor (importante, pertinente, expressivo, considerável, significativo)
D) Há, sim, abnegados que abraçam a educação como bandeira de vida (apegados, egoístas, aproveitadores)
E) Remunera-se muito mal o professor. Mesmo assim, a maioria desempenha com mestria o seu papel (maestria, competência, capacidade, proficiência, habilidade)

Questão 5.
Observe a regência dos verbos nestes períodos “currículo inteligente, que obedeça ao que indicao o artigo 205 da Constituição”. “Há abnegados que abraçam a educação como bandeira de vida”. O verbo obedecer foi usado com a preposição a (transitivo indireto); o verbo abraçar foi usado sem preposição (transitivo direto). Recordemos a regência de mais alguns verbos:
- Pagar e perdoar são transitivos diretos quando o complemento é coisa e transitivos infiretos quando seu complemento é pessoa.
- Simpatizar a antipatizar são transitivos indiretos e exigem a preposição com

Com base nessas informações, assinale a única alternativa CORRETA quanto à regência verbal.
A) O governo liberou o dinheiro para pagar os professores
B) Maria era uma boa aluna, mas antipatizava com o professor de matemática
C) Após os pedidos de desculpas, o professor perdoou o aluno
D) Era um professor por quem os alunos simpatizavam
E) Perdoei a divida ao colega

Questão 6.
Você deve ter estudado que, além de outros empregos, a vírgula é usada para isolar o aposto, vocativo, expressões explicativas, adjunto adverbial antecipado, para separar entre si termos da mesma função sintática, etc. Observe a seguinte prece “Dê-me, Senhor, serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar as cosias que posso e sabedoria para reconhecer a diferença entre elas”.

Na prece acima, antes e após a palavra “Senhor”, a vírgula foi usada para:
A) Isolar uma expressão explicativa
B) Isolar um aposto
C) Isolar um adjunto adverbial deslocado
D) Isolar um vocativo
E) Separar termos da mesma função sintática

Questão 7.
Os pronomes relativos (que, quem, qual, cuja, onde, quanto) substituem um termo da oração anterior e estabelecem relação entre as duas orações, como neste exemplo: Li o livro. Você me falou do livro. “Li o livro de que você me falou”.

Unindo as duas orações independentes a seguir, assinale a única alternativa em que não ocorreu erro por falta ou uso indevido de preposição antes do pronome relativo.

A) Assisti ao jogo. Ela se referiu ao jogo. “Assistir ao jogo que ela se referiu”
B) Maria é professora. O aluno simpativa com a professora. “Maria é a professora com a qual o aluno simpatiza”
C) Foi bom o jogo. Participei do jogo. “Foi bom o jogo que participei”
D) Gostei do filme. Você fez referência ao filme. “Gostei do filme que você fez referência”
E) É promissora a carreira de modelo. Rafaela aspira à carreira de modelo. “É promissora a carreira de modelo que Rafaela aspira”

Questão 8.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas no seguinte texto, observando a grafia e acentuação das palavras.
________ água gelada não prende gordura no fígado? Por dois motivos. O primeiro é que a bebida nem passa por este órgão ao ser ingerida, seu ________ natural é atravessar o esôfago e o estômago e ser absorvida pelas paredes do intestino delgado, de onde segue pela corrente sanguínea até chegar aos rins. O segundo é que a gordura no fígado é resultante de fatores que nada ________ com a água, seja ela da temperatura que for.

A) Por que – percurso – têm a ver
B) Porque – percurço – têm a ver
C) Por que – percurço – tem a ver
D) Por que – percurso – tem haver
E) Por quê – percurso – têm haver

Questão 9.
Análise as afirmativas sobre regras de acentuação gráfica e assinale a alternativa INCORRETA.

A) Acentuam-se os ditongos abertos tônicos éi, éu, ói, em palavras oxitonas: anéis, fiéis, troféu, chapéus, constrói, heróis
B) O acento diferencial é obrigatório para diferenciar o verbo pôr da preposição por, como em: Vou pôr uma roupa limpa, pois passei por uma estrada empoeirada
C) O acento diferenncial é obrigatório para diferenciar a palavra pôde (pretérito perfeito do indicativo) de pode (presente do indicativo), como em: “Ontem ele não pôde vir, mas hoje ele pode
D) Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em a(s), o(s), e(s), como: lá, cá, pé, mês, só, pôs. Nessa regra incluem-se os verbos que, ao se combinarem com pronome oblíquo, produzem formas monossilábicas tônicas, como dar+o = dá-lo; ver+o = vê-lo; por+o = pô-lo
E) Acentuam-se as palavras oxitonas terminadas em í(s) ou u(s), como, sací, atraí, itajaí, tatú, urubú, itaú

Questão 10.
O surpevisor de uma equipe que trabalha num laboratório escreveu num cartaz os seguintes procedimentos de antissepsia para sua equipe. Assinale a alternativa INCORRETA quanto à concordância norminal ou verbal dos seguimentos sublinhados.

A) A lavagem das mãos é obrigatória para todos os membros da equipe
B) Aceitam-se sugestões de melhoria em nosso ambiente de trabalho
C) Para secagem das mãos deve ser utilizado toalhas descartáveis de papel
D) É vedado o uso de secadores de ar por turbilhonamento
E) É obrigatória a utilização de sabão líquido

Questão 1. Letra A
Questão 2. Letra E
Questão 3. Letra C
Questão 4. Letra D
Questão 5. Letra B
Questão 6. Letra D
Questão 7. Letra B
Questão 8. Letra A
Questão 9. Letra E
Questão 10. Letra C

Concurso Público de Odontologia - Conquiste sua Aprovação!
Antes de trabalhar no sistema público de saúde, eu não sabia por onde estudar para as minhas provas de concurso, o que me deixava extremamente ansioso e desmotivado. Por isso, foi pensando em facilitar a vida de outros concurseiros que iniciei a produção de conteúdo na internet e, depois de 2 anos, terminei de escrever meu primeiro ebook com 101 questões comentadas de concurso público de odontologia.

Este ebook tem questões de dentística, endodontia e periodontia e foi escrito com o objetivo de te guiar entre os assuntos mais cobrados destas disciplinas nas provas de concurso, para que você conquiste a tão sonhada aprovação.As questões são explicadas de forma simples e os temas não se repetem

Lembrando que os leitores do blog tem 25% de desconto neste material com o cupom "arribablog" (sem aspas) e que através deste código, o livro sai por menos de 12 reais! Para fazer o download do ebook, é só clicar na imagem abaixo!