Concurso Odontologia - Questão em Texto #6 - Sialolítiase Características, Sintomas e Tratamento

Questão em Texto #6 - Sialolitíase - Características Clínicas, Sintomas e Tratamento

Seja bem-vindo a nossa questão em texto #6!

Na questão comentada de concurso de hoje, nós iremos revisar as características clínicas, sintomas e tratamento da Sialolitíase, uma patologia de glândula salivar, cujo as características são cobradas de vez em quando nos concursos públicos para dentistas!

BONS ESTUDOS!

Questão em Texto #6.
Dentista - Cantagalo (RJ) - 2013 - FESP/RJ.
A Sialolitíase ocorre mais comumente nas seguintes glândulas salivares:

A) Submandibulares
B) Parótidas
C) Sublinguares
D) Menores

RESPOSTA.
Respectivamente: Sialolitíase em glândula sublingual e Sialolitíase em glândula submandibular [Imagem radiográfica]

A Sialolitíase ocorre devido a formação de estruturas calcificadas dentro dos ductos de glândulas salivares. Os sintomas da Sialolitíase pioram de acordo com o grau de obstrução dos ductos e, as principais manifestações desta patologia são a dor e o aumento de volume, que aumentam durante a refeição.

Além disso, vale destacar para resposta da questão de hoje, que a glândula submandibular é a mais afetada pela Sialolitíase, o que ocorre devido ao grande ducto desta glândula e também por causa da sua secreção, que costuma ser mucóide e espessa. De todas as glândulas, a parótida é a menos afetada de todas.

Radiograficamente, a Sialolitíase é radiopaca e pode aparecer sobreposta à mandíbula em radiografias panorâmicas e periapicais.

O tratamento envolve massagens na glândula acometida para casos leves. Lembrando que a aplicação local de calor e ingestão de líquidos também facilitam a expulsão da estrutura calcificada. Caso esta abordagem conservadora não seja eficaz, a excisão cirúrgica pode ser utilizada para remoção do sialolito.

RESPOSTA: Letra A

Muito obrigado por acompanhar e apoiar o meu trabalho!

Caso tenha perdido a questão em texto #5, onde discutimos generalidades importantes do bloqueio de Gow-Gates, é só CLICAR AQUI!

Para ter acesso a materiais que vão facilitar os seus estudos para concursos públicos de odontologia, é só clicar no botão abaixo!
Abraços, André Martins - Arriba Dentista