QET #9 - Monômeros de alto e baixo peso molecular nas resinas compostas |
. |
A questão separada para este post fala sobre os monômeros, principais componentes da resina composta, a qual se divide em três partes:
- Matriz orgânica
- Matriz inorgânica
- Agente de união
Na matriz orgânica, estão presentes os monômeros, que formam as cadeias de polímeros após a fotopolimerização, assim como os agentes iniciadores (Canforoquinona), os inibidores de polimerização (Hidroquinona) e os modificadores de cor.
Já na matriz inorgânica, estão as partículas de carga, as quais dão resistência à resina composta. Como principais cargas, podemos citar as partículas de quartzo, sílica e vidro.
E, por último, temos um Silano, que é o agente de união, o qual une a matriz orgânica à matriz inorgânica. Então, quando uma questão de concurso falar que na resina composta a matriz orgânica se une diretamente à matriz inorgânica, esta questão NÃO está dizendo a verdade.
Mas, enfim, após esta introdução vamos para a questão de hoje, que foi retirada do Instagram @arribadentista!
Bons estudos!
Questão em Texto #9 |
Os monômeros presentes nas resinas compostas podem ser divididos em alto ou baixo peso molecular.
Os Monômeros de alto peso molecular possuem menor contração de polimerização e preservam a interface de união (diminuindo a criação de fendas).
No entanto, estes monômeros são de difícil manipulação, devido a sua viscosidade.
Como exemplos de monômeros de alto peso molecular, podemos cotar o Bis-GMA (monômero base das resinas) e o UDMA.
Já os monômeros de baixo peso molecular aumentam a quantidade de partículas de carga que podem ser inseridas no material e ajudam a diluir os monômeros de alto peso molecular, melhorando a manipulação da resina composta no geral.
Como exemplos de monômeros de baixo peso molecular, podemos citar: TEGDMA e EGDMA.
RESPOSTA CORRETA: Letra C 😁🔥
Lembrando que caso você tenha perdido a QUESTÃO EM TEXTO #8, onde nós falamos sobre a Classificação de Kennedy, é só CLICAR AQUI!
Abraços,
André - Arriba Dentista :)