Monômeros de Baixo e Alto Peso Molecular nas Resinas Compostas - QET #9

 

QET #9 - Monômeros de alto e baixo peso molecular nas resinas compostas

.
As resinas compostas são um dos materiais mais utilizados na odontologia. Isto faz com que a sua composição, indicações e propriedades sejam amplamente cobradas nas provas de concurso público para dentistas.

A questão separada para este post fala sobre os monômeros, principais componentes da resina composta, a qual se divide em três partes: 
  • Matriz orgânica
  • Matriz inorgânica
  • Agente de união
Na matriz orgânica, estão presentes os monômeros, que formam as cadeias de polímeros após a fotopolimerização, assim como os agentes iniciadores (Canforoquinona), os inibidores de polimerização (Hidroquinona) e os modificadores de cor.

Já na matriz inorgânica, estão as partículas de carga, as quais dão resistência à resina composta. Como principais cargas, podemos citar as partículas de quartzo, sílica e vidro.

E, por último, temos um Silano, que é o agente de união, o qual une a matriz orgânica à matriz inorgânica. Então, quando uma questão de concurso falar que na resina composta a matriz orgânica se une diretamente à matriz inorgânica, esta questão NÃO está dizendo a verdade.

Mas, enfim, após esta introdução vamos para a questão de hoje, que foi retirada do Instagram @arribadentista!

Bons estudos!
Questão em Texto #9

Os monômeros presentes nas resinas compostas podem ser divididos em alto ou baixo peso molecular.

Os Monômeros de alto peso molecular possuem menor contração de polimerização e preservam a interface de união (diminuindo a criação de fendas).

No entanto, estes monômeros são de difícil manipulação, devido a sua viscosidade.

Como exemplos de monômeros de alto peso molecular, podemos cotar o Bis-GMA (monômero base das resinas) e o UDMA.

Já os monômeros de baixo peso molecular aumentam a quantidade de partículas de carga que podem ser inseridas no material e ajudam a diluir os monômeros de alto peso molecular, melhorando a manipulação da resina composta no geral.

Como exemplos de monômeros de baixo peso molecular, podemos citar: TEGDMA e EGDMA.

RESPOSTA CORRETA: Letra C
😁🔥

Lembrando que caso você tenha perdido a QUESTÃO EM TEXTO #8, onde nós falamos sobre a Classificação de Kennedy, é só CLICAR AQUI!

Abraços,
André - Arriba Dentista :)