Composição das Resinas Compostas - Fator C e Contração de Polimerização [Podcast ep. 02]

Seja muito bem-vindo ao segundo capítulo do podcast Arriba Dentista Concursos Públicos!

Neste episódio nós falamos sobre os aspectos mais cobrados nas provas de concurso público para dentistas quando o tema é a composição das resinas compostas, o que inclui a discussão em detalhes dos conceitos de fator C e contração de polimerização.

A contração de polimerização nada mais é do que uma alteração volumétrica que a resina composta sofre após a polimerização, com a ligação dos monômeros entre si e consequente formação da cadeia polimérica.

Já o fator C, é um coeficiente obtido a partir da divisão do número de paredes da cavidade em que a resina está aderida, pelo número de paredes livres, onde a resina não se adere. Quanto maior o fator C, maior a contração de polimerização.

O cálculo do fator C é de extrema importância, visto que quanto maior a contração de polimerização, menor a vida útil da restauração e maiores as chances de infiltração marginal e desenvolvimento de cáries secundárias. Diante disto, o ideal é que a contração de polimerização seja a menor possível, o que pode ser feito a partir da técnica incremental (a qual diminui o fator C) e também com o uso de técnicas alternativas de polimerização.

Lembrando que este é o episódio de número 02 deste podcast e que no episódio 01, nós falamos sobre as propriedades e classificação dos anestésicos locais em odontologia. Para ouvir este episódio é só CLICAR AQUI!

Não se esqueça de fazer o download (direto e sem cadastro) do material complementar deste episódio. Para isto é só CLICAR AQUI!

BONS ESTUDOS!

.

Muito obrigado por acompanhar! Qualquer dúvida, sinta-se livre para me enviar aqui no blog, no Instagram (@arribadentista) e no Youtube.

Abraços, André - Arriba Dentista