Questão Comentada #6 - Lista de Exercícios FGV #1 - Concurso Odontologia


Hoje, nós iremos resolver juntos a questão que considero a mais difícil da nossa lista de exercícios com 10 questões da banca FGV. Esta questão fala sobre o atendimento odontológico de pacientes que fazem o uso de anticoagulantes.
Lembrando antes de começar que você pode fazer o download direto e sem cadastro da lista de exercícios #1 da FGV CLICANDO AQUI!

E que você pode acessar a questão de número cinco da lista (resolvida anteriormente), que fala sobre pigmentações dentais intrínsecas e extrínsecas CLICANDO AQUI!!

BONS ESTUDOS!

Questão 6.
Dentista – TJ (SC) – 2015 – FGV.
De acordo com o protocolo de atendimento odontológico de pacientes que fazem uso de
anticoagulantes, sugerido por Eduardo Dias de Andrade (2014), é correto afirmar que:

A) Quando a Razão Normalizada Internacional (RNI) for igual a 3,5 não é necessário alterar a
dosagem ou suspender o uso do anticoagulante, no caso de procedimentos cirúrgicos mais
simples
B) Os pacientes que requerem mais de uma dose de antibióticos devem ter a Razão
Normalizada Internacional (RNI) avaliada durante os sete primeiros dias após o procedimento
e uso deste medicamento
C) Como medida transoperatória nos casos de indicação de exodontias múltiplas, deve-se
agendar o maior número de sessões. Além disso após exodontia, as suturas devem ser
oclusivas
D) Nas urgências odontológicas, quando a expectativa é de que a intervenção poderá gerar
sangramento excessivo, o atendimento deverá ser feito no consultório odontológico, após
avaliação médica inicial
E) Como cuidado pós-operatório, sugere-se para o controle de dor, a prescrição de analgésico
e anti-inflamatórios, optandose pelo ácido acetilsalicílico e pelos anti-inflamatórios não
esteroidais, respectivamente

RESPOSTA.
RNI = Razão normalizada internacional
O RNI nada mais é do que a sigla que representa a razão normalizada internacional, que é um valor obtido pela divisão do tempo de protrombina do paciente pelo tempo de protrombina normal/médio.

A protrombina, também conhecida como fator II da coagulação, é uma proteína produzida pelo fígado e quando ativada promove a conversão de fibrinogênio em fibrina, que, juntamente com as plaquetas, forma uma camada que impede o sangramento. Assim, a protrombina é fator essencial para que a coagulação sanguínea aconteça.

O tempo de protrombina normal é de cerca de 11 a 14,6 segundos. Quanto maior for o tempo de protrombina, menor será a concentração de protrombina no sangue.

Segundo Andrade (2014) "Uma RNI igual a 1 indica que o sangue apresenta coagulação normal. Uma RNI igual a 3 significa que o fármaco está exercendo uma ação anticoagulante 3 vezes maior que o normal. A maioria dos pacientes tratados com anticoagulantes precisa manter a RNI entre 2 e 4, um estado que reduz o risco de trombose sem causar uma anticoagulação perigosa. Valores acima de 5 indicam anticoagulação exagerada e, a partir daí, quanto maior o valor da RNI, maior o risco de hemorragia espontânea, inclusive de acidentes vasculares encefálicos hemorrágicos".

Diante disso, o que é preconizado pelo autor e por vários pesquisadores e dentistas no geral é que quando a RNI for menor do que 3,5; não é necessário suspender ou alterar o uso de anticoagulantes para procedimentos cirúrgicos mais simples.

Mas quando o RNI for maior ou igual que 3,5 e um procedimento cirúrgico de médio/grande porte está sendo planejado, o contato com o médico que está acompanhando o paciente deve ser feito para avaliar o risco/benefício da terapia anticoagulante.

Vale destacar que em pacientes com RNI estável, é aceitável que a RNI seja medida até 72 horas antes das cirurgias, caso contrário a RNI deve ser avaliada no mesmo dia do procedimento.

E ainda segundo Andrade (2014), o dentista deve seguir algumas medidas transoperatórias para evitar o máximo as hemorragias excessivas e, dentre elas podemos citar:
              >Uso de anestésico com vasoconstritor
              >Uso de suturas oclusivas
              >Não utilização de bloqueios nervosos regionais
              >Aplicação de pressão no alvéolo dentário, com compressas de gaze, durante 15 a 30 minutos
              >Agendamento de um maior número de sessões em casos de exodontias múltiplas
              >Evitar traumatismos físicos desnecessários

RESPOSTA CORRETA: Letra C

Concurso Público de Odontologia - Conquiste sua Aprovação!

Antes de trabalhar no sistema público de saúde, eu não sabia por onde estudar para as minhas provas de concurso, o que me deixava extremamente ansioso e desmotivado. Por isso, foi pensando em facilitar a vida de outros concurseiros que iniciei a produção de conteúdo na internet e, depois de 2 anos, terminei de escrever meu primeiro ebook com 101 questões comentadas de concurso público de odontologia.

Este ebook tem questões de dentística, endodontia e periodontia e foi escrito com o objetivo de te guiar entre os assuntos mais cobrados destas disciplinas nas provas de concurso, para que você conquiste a tão sonhada aprovação. As questões são explicadas de forma simples e os temas não se repetem!

Lembrando que os leitores do blog tem 25% de desconto neste material com o cupom "arribablog" (sem aspas) e que através deste código, o livro sai por menos de 10 reais! Para fazer o download do ebook, é só clicar na imagem abaixo! 
.