Dentista - 5 Desvantagens de Se Ter um Consultório Odontológico

No início desta semana escrevi um artigo neste blog onde eu falo das cinco principais vantagens em se ter um consultório odontológico e, como prometido, estou enviando este novo texto falando das cinco principais DESVANTAGENS em ser um dentista dono do próprio negócio.

[Para acessar o post com as 5 vantagens de se ter o próprio consultório CLIQUE AQUI]


Desvantagem 1:


Bom, a primeira desvantagem em se ter um consultório, é que quando o negócio o dentista (salvo raras exceções) tem que manter o custo baixo e para que as despesas sejam as menores possíveis, assim, ele assume tarefas de técnico de saúde bucal, secretária e faxineira.

Como comecei meu consultório com pouco capital de giro (não faça isso), eu fazia de tudo. Ligava para os pacientes, marcava consultas, limpava o consultório, fazia o inventario dos materiais e organizava tudo entre um paciente e outro.

É uma rotina bem cansativa, mas caso tendo noção disso antes de abrir o consultório, já da para se organizar melhor na sua agenda e nas tarefas.


Desvantagem 2:


A segunda desvantagem vai ser o custo elevado. Por mais que o corte de gastos seja feito, igual mencionei anteriormente, um consultório odontológico vai ter despesas que, se somadas, podem pesar bastante, por exemplo: Aluguel, luz, água, internet, coleta de lixo hospitalar, manutenção/depreciação, gasto com materiais e a lista só aumenta.

Se for feita a contratação de uma secretária ou uma técnica em saúde bucal as despesas podem se tornar ainda maiores, mas claro, o funcionário contratado deve trazer um bom retorno financeiro.

Tudo isso deve ser planejado corretamente de acordo com metas (sim, sempre trabalhe com metas de crescimento), fluxo de pacientes e tudo mais.
Assumir todas as tarefas no consultório pode ser extremamente cansativo

Desvantagem 3:


A terceira desvantagem é a manutenção constante que um consultório exige e a depreciação dos equipamentos. Infelizmente, não tem como fugir disso, a depreciação é algo que acontece em qualquer empresa, mas com o passar dos meses e até anos, é algo que pode incomodar.

No meu consultório, apesar dos equipamentos não serem muito antigos, era preciso o contato constante com o técnico e caso algo desse problema, ele aparecia o mais rápido possível para arrumar.

Mas, eu tenho um colega que consegue contornar a depreciação de uma maneira bem interessante. Ele simplesmente tira uma porcentagem de cada tratamento feito e coloca em um investimento específico, assim, com o passar de alguns anos, quando a cadeira ou o compressor estiverem depreciados, a troca pode ser feita sem problema algum, sem falar que com dinheiro na mão é fácil de se conseguir descontos e acordos melhores.


Desvantagem 4:


A quarta desvantagem é a organização. Um consultório exige atenção e esforços constantes, para que tudo seja limpo e organizado da melhor maneira possível. Esses dias eu estava lendo um estudo que o segundo maior motivo para uma pessoa não voltar no mesmo dentista é a limpeza mal feita do consultório.

Além disso, é interessante que se tenha uma boa reserva de materiais de consumo, como papel toalha, copo descartável, água, desinfetante e tudo mais. É bem chato ter que ficar comprando cada um desses itens assim que eles faltam.
Organização é essencial para o sucesso do negócio

Sem falar nos materiais usados nos tratamentos, organize eles da melhor forma possível para não precisar levantar durante os atendimentos (caso você não tenha alguém te auxiliando). Organizar gavetas por especialidade pode ser uma boa ideia, até você se acostumar onde está cada coisa.

Uma vez, por falta de atenção esqueci de colocar o fotopolimerizador na tomada e a bateria que estava em uso acabou no meio do tratamento. Por isso eu tive que esperar a bateria nova carregar por 10 minutos e dai sim continuar o atendimento. Foram 10 minutos de papo jogado fora com o paciente, mas isso seria um problema enorme caso a agenda estivesse apertada.

Desvantagem 5:


E a última desvantagem de se ter um consultório é a burocracia para se conseguir alvarás e licença. São 3 alvarás principais necessários, o alvará dos bombeiros, de funcionamento e da vigilância sanitária. Caso se tenha um aparelho de raio-x ainda é preciso de uma licença feita por um técnico que relata que o aparelho esta apto para uso.

Caso seja a sua primeira experiência com consultório, a questão burocrática pode incomodar um pouco, porque é difícil encontrar uma orientação definitiva e correta de como as coisas devem ser feitas. Algumas vezes os processos variam de prefeitura para prefeitura e os funcionários passam informações divergentes.
Na experiência que tive, apesar de ser um pouco demorado, os alvarás de funcionamento e dos bombeiros foram conseguidos facilmente, no entanto, a vigilância sanitária nunca apareceu no consultório para fazer a vistoria, mesmo com o processo em andamento e número de protocolo aberto, o que aconteceu também em outra clínica onde trabalhei.

Além disso, todo esse processo tem um custo, somando a todas as outras contas que citei antes.

Enfim, começar um negócio próprio não é fácil. Eu passei por vários momentos bons e várias dificuldades, mas acredito que com o planejamento correto e paciência tudo deve dar certo. Coloque as vantagens e desvantagens, que passei nos meus emails, na balança e evite meus erros e repita os acertos. Boa sorte!

André Martins - Arriba Dentista