Classificação das Doenças Periodontais - Diferenças Entre Periodontite Crônica e Periodontite Agressiva


Há pouco tempo, foram postadas no meu canal do Youtube 3 aulas sobre classificação das doenças periodontais. Onde, na aula 1 eu falava da classificação das gengivites, na aula 2 eu falava da classificação das periodontites e na aula 3 eu respondia e comentava questões de concurso sobre o tema. Mas, o "problema" é que essas aulas ficaram super detalhadas e no total somaram 76 minutos.

Por causa disso, resolvi separar a parte mais importante dessas aulas de classificação das doenças periodontais e, nesse post, eu  irei falar das principais diferenças entre periodontite crônica e periodontite agressiva, tema que é muito cobrado tanto em concursos públicos quanto em provas de faculdade.

Mas se você quiser assistir a todos os 76 minutos de aulas sobre a classificação das doenças periodontais, é só clicar aqui.

E, tudo que eu falo neste post aqui, você pode encontrar logo abaixo em formato de vídeo. Sinta-se livre para escolher o formato que mais te agrada, em vídeo ou por escrita. Aproveite e espero que este conteúdo realmente te ajude.

Periodontite Crônica:


Então, para começar a explicação deste post, eu irei começar falando do tipo mais comum de periodontite; A Periodontite Crônica.

A periodontite crônica é uma doença de progressão lenta a moderada, que vai ser mais frequente em adultos acima de 35 anos. Apesar de ser mais raro, essa doença pode acometer pessoas um pouco mais jovens, mas o seu desenvolvimento lento, faz com que ela apareça normalmente após os 35 anos de idade.

Uma das coisas mais importantes para você ter em mente ao resolver qualquer tipo de prova, é que o principal fator causador da periodontite crônica vai ser a presença de placa bacteriana. Por isso, esta doença muitas vezes está relacionada com a ausência de higienização bucal ou com uma higiene feita de maneira errada.

Além disso, a placa bacteriana vai trazer todos os sintomas característicos de inflamação gengival, como vermelhidão, edema e sangramento, sendo comum a presença de tártaro. Nos casos mais graves, podemos ter também a presenta de supuração, recessão gengival (a gengiva tenta "fugir" da infecção e se retrai) e mobilidade dental, a qual ocorre pela perda dos tecidos de suporte conhecidos como osso alveolar e o ligamento periodontal.

Outro ponto muito importante, que você deve ter em mente é que os casos mais graves de periodontite crônica serão aqueles onde a presença de placa bacteriana estiver somada a fatores agravantes, como os fatores locais, sistêmicos e ambientais. A presença destes fatores junto da placa bacteriana amplifica os sintomas e a gravidade da periodontite crônica.

Os fatores locais serão aqueles que favorecem e ampliam o acúmulo de placa bacteriana, sendo os principais a anatomia dental, fraturas radiculares, próteses e restaurações mal adaptadas e até reabsorção radicular cervical.

Já os fatores sistêmicos dificultam a atuação das defesas do hospedeiro diante da placa bacteriana e prejudicam a cicatrização dos tecidos. Os principais fatores sistêmicos atuantes junto com a placa bacteriana serão o HIV e a Diabetes. Quando estas doenças estiverem presentes, nós iremos ter um quadro conhecido como periodontite crônica modificada por fatores sistêmicos.

E os fatores ambientais dificultam o funcionamento do sistema imune e os principais vão ser o estresse e o cigarro.


Após estabelecida, a principal forma de tratamento da periodontite crônica vem a partir do controle e remoção do biofilme, através de profilaxias, raspagens e orientações de higiene bucal. Em casos mais graves, o cirurgião dentista pode optar por uma abordagem cirúrgica, com raspagens a campo aberto e antibiótico terapia.

Caso clássico de periodontite crônica
Na foto acima temos um caso bem característico de periodontite crônica. Note a grande presença de cálculo dentário e placa bacteriana. Além disso, a gengiva se encontra extremamente retraída, avermelhada e edemaciada. Em alguns pontos, mesmo sem radiografias, podemos notar uma perda bem grande do osso alveolar, fazendo com que vários dentes apresentem mobilidade.
Outro caso bem evidente de periodontite crônica
Apesar de não ser tão grave quanto o caso anterior, nós temos aqui outro caso de periodontite crônica. Nesta foto a inflamação gengival está mais evidente, com os sinais da inflamação bem visíveis, principalmente na região inferior, onde podemos observar com mais facilidade a vermelhidão, o edema e o sangramento gengival.

Periodontite Agressiva:

Agora que nós falamos das principais características clínicas da periodontite crônica, nós iremos falar dos sinais e sintomas da periodontite agressiva, que é uma doença que aparece com menos frequência do que a periodontite crônica.

Para começar essa parte do post, vale destacar as quatro principais diferenças (que inclusive são as características mais cobradas em provas de concurso público) entre periodontite crônica e agressiva. Então, a periodontite agressiva:

  • Evolui de forma muito rápida
  • Ocorre mesmo sem grandes quantidades de placa bacteriana e tártaro
  • O fator determinante para o aparecimento da periodontite agressiva é a questão genética
  • Acomete pessoas mais jovens (entre 10 e 30 anos), sendo mais comum em adolescentes
Além disso, a periodontite agressiva causa perda de altura papilar, ocasionando em espaços vazios entre os dentes, conhecidos como "Black Space". É muito comum os pacientes reclamarem de um acúmulo desconfortável de comida nestes locais.

O curioso é que muitas vezes ao se examinar clinicamente, a gengiva de uma pessoa com periodontite agressiva se encontra aparentemente hígida, ou com poucos sinais de inflamação, mas quando o dentista resolve examinar radiograficamente, ele se depara com uma grande perda óssea. Isso ocorre porque na periodontite agressiva  a quantidade de placa não condiz com a gravidade da doença. Então nesse caso a gente tem uma periodontite muito desenvolvida, muitas vezes com grande perda dos tecidos de suporte, mas se tem pouca placa bacteriana. Sem falar que este tipo de periodontite é comum em pacientes saudáveis, ASA I.

O tratamento deste tipo de periodontite deve se iniciar com raspagem, alisamento dos dentes afetados e orientações de higiene. No entanto, se este tratamento inicial não for suficiente é necessária uma abordagem mais agressiva, com raspagem a campo aberto e uso de antibióticos.

Periodontite Agressiva
Acima temos um caso de periodontite agressiva que já está razoavelmente avançado. Note como a gengiva praticamente não apresente vermelhidão e edema. Além disso temos pouco tártaro e se o dentista optar por fazer um exame radiográfico, irá constatar que a perda óssea é ainda mais grave do que aparenta a retração gengival. Esta periodontite evoluiu de maneira rápida, em um período de poucos meses, ao contrário dos casos de periodontite crônica que eu mostrei anteriormente, onde o estabelecimento da doença demora anos.

Periodontite Agressiva
Note a evidente perda de altura papilar entre os incisivos centrais superiores. Ao se sondar, o dentista deve encontrar ampla perda dos tecidos de suporte, que deve ser confirmada por exame radiográfico. Além disso, o dente 31 se apresenta fora de posição e com mobilidade. Nesta foto, a gengiva se encontra um pouco mais inflamada, mas podemos constatar uma presença não muito elevada de placa bacteriana e tártaro, confirmando que a gravidade da periodontite agressiva não condiz com a quantidade de placa bacteriana presente, visto que o fator genético é o fator mais determinante para o aparecimento desta doença.

Abaixo deixo duas cartilhas com as principais características da periodontite crônica e da periodontite agressiva, o que faz com que fique mais fácil para você identificar as principais diferenças entre as duas doenças. Salve no seu computador, imprima e faça bom uso. :)