Empreender Para Que?! - 5 Vantagens em Ser um Dentista Prestador de Serviços!

Grande parte dos recém formados trabalha como prestador de serviços. O que é algo ÓTIMO!

Logo após a formatura, o mais comum é que grande parte dos dentistas recém-graduados entreguem currículos em várias clínicas e consultórios e iniciem a carreira em locais com um grande fluxo de pacientes, que já prestam serviços odontológicos por anos.

Como já vivi esta experiência, ao mesmo tempo que tive meu consultório, decidi escrever este artigo, onde falo sobre 5 vantagens de ser um dentista que trabalha para outras pessoas. Neste texto, você irá ver que ser dono de consultório tem as suas vantagens (como relato aqui) no entanto, iniciar a carreira como prestador de serviços pode ser uma boa opção!

Vantagem #1- Você não tem custos e o seu Risco é Reduzido


O empreendedor/dono da clínica é quem assume o maior risco. Por ser prestador de serviço, você não precisa se preocupar com custos da clínica como aluguel, internet, água, luz, coleta de lixo hospitalar, materiais odontológicos, materiais de limpeza; Tudo isso não é sua responsabilidade.

Além disso, se você já trabalhou ou foi dono de alguma empresa sabe que a jornada do empreendedorismo é cheia de altos e baixos. Em alguns meses você é o rei do mundo e em outros você simplesmente trabalha para pagar as contas e manter o negócio funcionando da melhor maneira possível.

Como diria minha vó Edezia "Em alguns meses você vende o almoço para comprar a janta".

Por isso, mesmo que você ganhe um bom salário, trabalhando inclusive pelo sistema de porcentagem, isso não quer dizer que a clínica está saudável financeiramente e, como funcionário, a administração do negócio não é responsabilidade sua, o que te poupa algumas noites de sono.
Tirar um sono no seu consultório é praticamente impossível quando se tem milhõões de coisas para fazer!

Vantagem #2 - Bom Início de Carreira


Como já disse, iniciar a carreira de dentista trabalhando para outras pessoas é extremamente comum, visto que os custos de se começar um consultório odontológico podem ser bem elevados.

Nem todo lugar é perfeito para se trabalhar, no entanto, ao encontrar uma clínica que te valorize como profissional e que tenha uma boa cultura organizacional, você irá se sentir cada dia mais motivado para dar o seu melhor.

"Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais."


Além disso, por não ter as responsabilidades citadas na vantagem #1, você consegue se planejar financeiramente de maneira mais fácil e com o passar do tempo ir economizando, investindo e construindo o seu caminho para se tornar dono do próprio consultório.

Caso queira descobrir como se planejar financeiramente para ser dono do próprio consultório, CLIQUE AQUI e faça o DOWNLOAD GRATUITO do meu ebook "Como Se Tornar um Dentista Empreendedor - O Segredo".

Vantagem #3 - Contato com Outros Dentistas:


Ser dono do próprio consultório pode ser uma missão um pouco solitária, quando o assunto é contato com outros dentistas. Quando eu iniciei meu negócio próprio ficava envolvido em tarefas como marcação de pacientes, limpeza do local, organização dos materiais e administração; E por isso, sem intenção, acabei deixando o networking um pouco de lado.

Contudo, ao prestar serviços para outras clínicas você tem contato com vários dentistas diariamente, o que facilita o compartilhamento de ideias e discussão dos casos mais complexos.

Além disso, grande parte destes contatos são especialistas e permitem o acompanhamento dos tratamentos realizados caso você esteja em tempo ocioso, fazendo com que você aprenda mais ainda e tenha contato com diversas situações clínicas; O que, inclusive, pode te ajudar na escolha da sua especialização.
Uma das principais vantagens é a discussão de casos com outros dentistas!


Vantagem #4 - Você não precisa ser um "faz tudo"


Por ter entrado com pouco capital de giro no negócio, eu tive que me transformar em um "faz tudo" no meu consultório.

Era eu que limpava o chão, organizava os materiais, marcava pacientes, trocava óleo do compressor, controlava os gastos de materiais e administrava as finanças.

Como a outra clínica na qual eu atendia tinha um grande fluxo de pacientes, o tempo para realização de todas estas tarefas era inexistente e eu me preocupava em ser "apenas o dentista", focando nos tratamentos que tinha que fazer e na experiência que o paciente teria ao entrar na clínica.

Atender mais de 10 pacientes em uma tarde é cansativo, no entanto, acabei ficando até mal acostumado quando ia atender no meu consultório.
Ser um dentista que precisa fazer várias coisas ao mesmo tempo é MUITOOOO cansativo


Vantagem #5- Você atende um grande numero de pessoas (experiência)


Como mencionei acima, atender um grande número de pessoas pode ser cansativo, no entanto é uma grande fonte de experiência.

Ao ser obrigado a trabalhar com agenda cheia e horário marcado, você aprende a fazer os tratamentos com qualidade e de maneira mais rápida, ao mesmo tempo em que proporciona uma boa experiência ao paciente.

Isto somado com a discussão de casos com outros dentistas acelera a sua curva de aprendizado, que como você sabe, é bastante complexa na odontologia.
Enfim...

O sonho de muitos dentistas, principalmente ao se formar, é ser dono do próprio consultório, mas o inicio da carreira como prestador de serviços também deve ser valorizada, pois te dá a possibilidade de fazer contatos e crescer como dentista.

Vale lembrar que nem todos os lugares são as mil maravilhas para se trabalhar, como por exemplo as famosas clínicas populares, onde muitas exigem que o dentista receba um paciente a cada 20 minutos. 

No entanto, com o passar do tempo você irá escolher os lugares em que trabalha e não o contrário.

Boa Sorte! Abraços, André Martins - Arriba Dentista