Introdução à Anatomia Dental Parte #4 - Características Comuns Entre os Dentes

Introdução à Anatomia Dental

Olá, tudo bom com você?

Seja bem vindo a mais um artigo de anatomia dental aqui no blog!

Hoje estou trazendo a última parte da aula de Introdução à Anatomia Dental. Nas últimas aulas, nós conversamos sobre a divisão dos dentesem faces, bordas, ângulos, terços e aténúmeros, além de conhecer em detalhes cada uma das estruturas que um dente pode ter.

Mas, hoje nós iremos ter a nossa aula de introdução mais importante de todas, onde vamos estudar as características comuns dos dentes. Entender essa aula é essencial para identificação do dente que você terá em mãos na prova prática.

Por exemplo, nos dentes, a face distal costuma ser mais arredondada do que a mesial, o que pode ser usado para analisar se você tem em mãos um dente que se localiza do lado esquerdo ou direito da arcada.

Assim, inicialmente nós iremos ver quais são as principais características comuns entre os dentes e depois iremos conversar individualmente sobre cada uma delas.

Características Comuns Entre os Dentes:

·         Faces curvas
·         Vestibular maior que a lingual
·         Mesial maior que a distal
·         Mesial plana e reta; Distal convexa e curva
·         Formato da Linha cervical
·         Vestibular inclinada para lingual
·         Desvio distal da raiz

Faces Curvas:

Note as curvaturas das faces vestibular e palatina

As faces presentes na coroa dos dentes vão ser sempre curvas, se unindo por bordas arredondadas. Em grande maioria das vezes estas faces vão ser convexas, como por exemplo na face vestibular dos incisivos, nós temos uma convexidade, como você pode ver na imagem acima. 

Além disso, nos incisivos, a face palatina irá envolver a presença de uma convexidade (cíngulo) que se alterna com uma concavidade (fossa).


Vestibular Maior Que a Lingual:

O contorno da face vestibular pode ser observado pela face lingual
A nossa segunda características é que o tamanho da face vestibular irá ser maior do que o tamanho da face lingual. Isto ocorre por causa da convergência das faces de contato (mesial e distal) para a face lingual/palatal.

Assim, olhando um dente pela face lingual/palatina, nós podemos ver partes das faces mesial e distal, além do contorno da face vestibular.

Vale destacar que esta regra serve para quase todos os dentes, com apenas duas exceções: O primeiro molar superior permanente e o segundo molar superior decíduo. Nestes dentes, a face palatina será maior que a vestibular. (Anote isso que é questão de prova!)

Mesial Maior Que a Distal


Esta característica é bastante importante, visto que é uma das mais determinantes para determinação de qual lado o dente se posiciona na arcada.
Note como a borda mesial da face vestibular é maior do que a borda distal

Na representação acima, analisando as características do dente mencionadas nos artigos anteriores, é possível perceber que se trata de um incisivo central superior. Após descobrir isto, tudo que precisamos saber é se o dente é um incisivo central superior direito ou esquerdo, o que pode ser visualizado a partir de uma comparação entre tamanhos das faces mesial e distal.

Vale lembrar que esta diferença no tamanho das faces mesial e distal ocorre porque as faces livres são convergentes para a distal. 

Mas atenção, esta é uma característica muito mais tranquila de  ser visualizada em dentes com pouco ou nenhum desgaste.

Mesial Plana e Distal Convexa:


Esta é outra característica de extrema importância que pode ser analisada também para se determinar se um dente se posiciona do lado esquerdo ou direito da arcada.
O ângulo disto-incisal é mais arredondado que o mésio-incisal
Note na imagem acima, como a face mesial apresenta uma curvatura mais fechada na região do ângulo mesio-incisal, enquanto a face distal é bem mais arredondada do que a mesial.

É interessante analisar esta característica junto com o tamanho das faces (lembre-se, mesial é maior que a distal), para confirmação do que se esta vendo.

Além disso, essa característica é bastante importante para diferenciar o incisivo central superior do incisivo lateral superior por exemplo, visto que o incisivo lateral superior possui uma curvatura muito mais arredondada do que a do ângulo disto-incisal do incisivo central superior.

Nós iremos estudar as características individuais de cada dente nos próximos artigos, mas resolvi trazer esta informação aqui, para você ver que a análise da curvatura mesial e dista permite diferenciar dentes esquerdos dos direitos, além de ajudar a diferenciar dentes semelhantes entre si. 

Note na imagem abaixo a diferença entre o ângulo disto-incisal do incisivo central superior e do incisivo lateral superior:

Note as diferenças entre os ângulos disto-incisais

Formato da Linha Cervical:


O formato da linha cervical de um dente varia de acordo com o tamanho da coroa.
Em dentes com coroas menores, a linha cervical é mais curvada

Dentes que possuem uma face oclusal mais larga precisam de uma maior base de sustentação, assim, quanto mais larga a coroa, mais retilínea a linha cervical. Por isso, nos molares a linha cervical costuma ser mais reta, enquanto nos dentes anteriores a linha cervical apresenta uma curvatura bem acentuada.

Por isso, a curvatura da linha cervical vai diminuindo com o passar do grupo de dentes.

Por exemplo, a linha cervical dos incisivos centrais inferiores são quase em formato de “V”, devido a coroa mais afilada que estes dentes possuem. Já nos pré-molares inferiores, a curvatura já é bem menor, sendo que nos molares a linha cervical se apresenta quase reta.

E a curvatura da linha cervical também vai te ajudar a diferenciar os lados mesial e distal, visto que a linha cervical mesial vai ter uma curvatura mais acentuada (fechada) do que no lado distal, onde a curvatura vai ser um pouco mais aberta.

Mas, atenção porque as vezes esta característica pode causar confusão, visto que em alguns dentes, as curvaturas mesial e distal são bem semelhantes. Nestes casos, recomendo a diferenciação pelas características da face mesial e distal mencionadas anteriormente.

Comparação entre linha cervical mesial e distal

Inclinação da Face Vestibular Para a Face Lingual:

Em todos os dentes, a face vestibular se inclina para a face lingual, enquanto a face lingual é inclinada para vestibular.

No entanto, a inclinação da face vestibular para a lingual vai ser muito maior do que o contário, principalmente nos dentes inferiores.

Note a inclinação da face vestibular

Como você pode ver na imagem acima, a ponta da cúspide vestibular do pré-molar é alinhada praticamente com metade da raiz, devido a inclinação da face vestibular. Na imagem, você também pode perceber a inclinação da face vestibular de um molar inferior. 

Desvio Distal da Raiz:


Grande parte das raízes terão o ápice radicular com desvio para distal. Esta é uma outra característica que pode ser usada para diferenciar o lado mesial do distal, mas atenção, assim como a curvatura da linha cervical, esta é uma característica que pode sofrer variações, por isso não deve ser analisada isoladamente durante os seus estudos e na sua prova prática.

Note o desvio do ápice radicular para distal
A minha dica para não ser enganado pelo desvio distal da raiz é analisar primeiro a curvatura da raiz (visto que isto é algo fácil de se olhar) e depois partir para analise da coroa, para ver se as características conferem e a raiz realmente está apontando para o lado distal.

Mas você deve estar atento ao analisar a raiz de alguns dentes, como por exemplo os incisivos centrais superiores,visto que eles apresentam uma raiz bastante retilínea, sendo o desvio distal da raiz mais acentuado nos incisivos laterais superiores.

Acompanhe As Aulas de Anatomia Dental em Vídeo:


Lembrando que este artigo também está disponível em vídeo, que pode ser acessado logo abaixo:


Material Complementar - Anatomia Dental Resumida – Tire 10 na Prova Prática:


Você pode fazer o download de tabelas para impressão com toda a anatomia dental resumida. São mais de 50 tabelas com as principais características de cada dente. Abaixo, você pode ver uma das tabelas disponíveis, com parte da anatomia dos incisivos centrais superiores.
Anatomia resumida dos incisivos centrais superiores

Clique no botão abaixo para fazer o download! O material tem um valor simbólico, mas com certeza irá ser uma mão na roda nos seus estudos, fazendo você destruir a prova prática!
.
Abraços e até a próxima,

André Martins – Arriba Dentista