Aula de Anatomia Dental - Incisivo Lateral Superior - Dente 12 e 22

Aula de Anatomia - Incisivo Lateral Superior

Olá, tudo bom com você?

Seja bem vindo a mais uma aula do nosso curso de anatomia dental.

Hoje nós iremos conversar sobre a anatomia do Incisivo Lateral Superior. Como você irá ver a anatomia deste dente é bastante semelhante com a anatomia do Incisivo Central Superior, com apenas alguns detalhes que diferenciam ambos os dentes. Fazer o diagnóstico diferencial de ambos os dentes é essencial para ir bem na sua prova prática, visto que a anatomia dos incisivos superiores costuma ser bastante cobrada.

Para começar, gostaria de lembrar que o Incisivo Lateral Superior pode ser numerado como dente 12 (para o Incisivo Lateral Superior Direito) ou 22 (para o Incisivo Lateral Superior Esquerdo).

Como Diferenciar o Incisivo Lateral Superior de Outros Dentes:


O primeiro passo em uma prova prática de anatomia dental é descobrir o dente que você tem em mãos, para só depois você ir para a análise das características anatômicas que irão dizer se o dente pertence ao lado esquerdo ou direito da arcada.

Por isso, vale destacar que o Incisivo Lateral Superior irá ter semelhanças com o Incisivo Central Superior, o Canino Superior e o Incisivo Lateral Inferior.

A partir da análise das imagens abaixo, podemos analisar as diferenças entre a anatomia do Incisivo Lateral Superior com o Incisivo Central Superior e o Canino Superior.
Comparação básica entre a face vestibular dos incisivos e do Canino superior

Incisivos - Vestibular Trapezoidal / Canino - Vestibular Pentagonal
Note como a face vestibular do Incisivo Lateral Superior e do Incisivo Central Superior possuem formato trapezoidal, enquanto o Canino Superior irá ter uma face vestibular com formato pentagonal, visto que este dente possui uma cúspide.

Além disso, o Incisivo Central Superior possui uma coroa mais larga do que a do Incisivo Lateral Superior, assim como um ângulo disto incisal com curvatura mais fechada, como podemos ver na imagem abaixo.
Ângulo disto incisal do Incisivo Lateral Superior é bastante arredondado
Como veremos em detalhes mais para frente, o Incisivo Lateral Superior possui um ângulo disto incisal (apontado pela flecha vermelha acima) com uma curvatura bastante acentuada e esta é uma característica bastante importante para diferenciar o Incisivo Lateral Superior de outros dentes e também para determinar o lado da arcada em que o dente se encontra.

Por último, nós também temos que diferenciar o Incisivo Lateral Superior do Incisivo Lateral Inferior. Para isto, você deve observar nas imagens abaixo como o Incisivo Lateral Inferior irá ter uma coroa ainda mais estreita no sentido mesio distal. Além disso, os ângulos mesioincisal e disto incisal do Incisivo Lateral Superior vão ser bem mais curvados (abertos) do que os do Incisivo Lateral Inferior, o qual também terá um achatamento mesio distal da raiz bastante característico.
Diferenças entre os ângulos distoincisais do Incisivo Lateral Superior e Inferior
O Incisivo Lateral Inferior tem uma face mais estreita do que o Incisivo Lateral Superior



Incisivo Lateral Superior – Face Vestibular:


Bom, agora que você já sabe que possui um Incisivo Lateral Superior em mãos, chegou a hora de  estudar as características individuais deste dente, para que na hora da sua prova prática você saiba se o dente que você está observando é o 12 ou o 22.

Para isto a análise da face vestibular é essencial.
Este dente possui bordas mesial e distal bastante curvadas
Observe na imagem acima como as bordas mesial e distal da face vestibular do Incisivo Lateral Superior são bastante curvadas. Isto faz com que estas bordas sejam bastante convergentes para a cervical e divergentes para a incisal.

Já as imagens abaixo nos mostram os ângulos mesio e disto incisal. Note como o ângulo disto incisal é muito mais curvado do que o mesioincisal. Esta é a característica mais importante para você diferenciar o Incisivo Lateral Superior Direito de um Esquerdo. A grande curvatura disto incisal também faz com que a nossa borda incisal da face vestibular seja bastante inclinada para a distal.
Analisar o ângulo distoincisal é o segredo no estudo do Incisivo Lateral Superior

Incisivo Lateral Superior – Face Lingual:


A face lingual do Incisivo Lateral Superior irá ser mais estreita que a face vestibular, contendo as mesmas estruturas que podem ser encontradas na face lingual do Incisivo Central Superior. Assim na lingual do Incisivo Lateral Superior, nós iremos encontrar o cíngulo, as cristas marginais e a fossa lingual, como você pode ver na imagem abaixo.

Possui as mesmas estruturas que o Incisivo Central Superior
No entanto, vale destacar que as cristas marginais do Incisivo Lateral Superior serão mais salientes e a fossa lingual mais profunda do que no Incisivo Central Superior.

Além disso, no Incisivo Lateral Superior nós podemos encontrar uma estrutura extra, conhecida como forâme cego. O Forâme cego irá aparecer em ALGUNS (não em todos) os Incisivos Laterais Superiores, se posicionando entre a fossa lingual e o cíngulo.
Quando presente, o forâme cego fica entre o cíngulo e a fossa lingual

Incisivo Lateral Superior – Faces Proximais – Mesial e Distal:


As proximais do Incisivo Lateral Superior também serão bastante semelhantes com as do Incisivo Central Superior. Diante disto, as proximais do Incisivo Lateral Superior irão convergir para a incisal, sendo inclinadas para a língual, o que faz com que a borda incisal seja coincidente com o longo eixo do dente. Vale lembrar que tanto a face mesial quanto a distal terão formato triangular.
A linha cervical mesial é mais fechada que a distal
No Incisivo Lateral Superior, a linha cervical é mais fechada que no Incisivo Central Superior
No entanto, um ponto muito importante e que pode lhe ajudar a descobrir a numeração do Incisivo Lateral Superior é a angulação da linha cervical, visto que isto não vai fugir à regra e a angulação da linha cervical mesial vai ser mais fechada (acentuada) do que a da linha cervical distal. Além disso, a linha cervical do Incisivo Lateral Superior costuma ser mais fechada do que no Incisivo Central Superior, visto que este dente possui uma coroa mais larga.

Incisivo Lateral Superior – Raiz:


Por último, nós iremos ter a análise da anatomia radicular do Incisivo Lateral Superior. Diante disto, vale destacar que a raiz deste dente irá ter inclinação para o lado distal (bem mais acentuada do que no Incisivo Central Superior).
Além disso, no Incisivo Lateral Superior, a raiz é PROPORCIONALMENTE mais longa em relação a coroa e mais achatada no sentido mesio distal do que a raiz do Incisivo Central Superior.
A raiz do Incisivo Lateral Superior tem curvatura para a distal
Apesar da curvatura da linha cervical e curvatura distal da raiz serem características que podem ajudar a determinar o número do dente que você está analisando, recomendo que elas sejam analisadas em conjunto com a curvatura distal da face vestibular. Visto que a raiz pode sofrer alterações anatômicas e a linha cervical mesial pode ser bastante semelhante com a distal em alguns casos.

Anatomia Incisivo Lateral Superior – Vídeoaula:


Além do conteúdo digitado, nós também temos esta aula de anatomia dental disponível em vídeo e você pode acessar este conteúdo logo abaixo:



Resumo de Anatomia Dental – Tire 10 na Prova Prática:


Você também pode fazer o download de tabelas para impressão com toda a anatomia dental resumida. Nestas tabelas é possível encontrar as principais características de cada dente que você precisa conhecer para tirar 10 na sua prova prática de anatomia dental. São mais de 50 tabelas, que com certeza irão agregar muito para o seu estudo.

Abaixo, você pode observar a tabela com as características da face vestibular e lingual do Incisivo Central Superior:
Exemplo de uma das tabelas disponíveis para download

As tabelas possuem um valor completamente simbólico e você pode fazer o download delas CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO:
.
Bom, por hoje era isto, obrigado por acompanhar até aqui!
Te vejo na nossa próxima aula, onde iremos conversar sobre a anatomia do Canino Superior.

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista