Questão Comentada #4 - Lista de Exercícios FGV #1 - Concurso Odontologia


E ai, tudo bom com você??!!

Hoje chegamos a quarta questão da lista de exercícios com 10 questões de concurso público de odontologia retiradas de provas da banca FGV.

E, neste post, nós iremos conversar sobre condições periodontais em pacientes diabéticos não compensados.

Lembrando que você pode fazer o download direto e sem cadastro da lista de exercícios da FGV CLICANDO AQUI!

E que você pode acessar a questão comentada de número 3, que fala sobre a técnica radiográfica de clark, CLICANDO AQUI! 

BONS ESTUDOS!

Questão 4.
Dentista – Câmara de Salvador (BA) – 2018 – FGV.
Um quadro clínico clássico comum em um paciente diabético não diagnosticado ou mal
controlado é o aparecimento de lesões periodontais específicas causadas pela supressão da
função neutrofílica.

Esse quadro clínico é caracterizado por:
A) Gengivite não relacionada ao acúmulo de biofilme
B) Gengivite ulcerativa necrosante aguda
C) Perda óssea aguda localizada
D) Abcessos periodontais
E) Necrose papilar

RESPOSTA.
A periodontite é a manifestação oral mais comum em diabéticos descompensados

Várias patologias bucais se associam à Diabetes Mellitus não compensada. Dentre elas, podemos citar a disfunção salivar, disfunção do paladar, infecções orais (como a Cândida), Gengivite e Periodontite.

A Periodontite é uma doença multifatorial, que tem como principal fator etiológico a presença de placa bacteriana, no entanto, os seus sintomas podem ser exacerbados e o seu desenvolvimento acelerado caso o paciente tenha alguma condição que prejudica a sua resposta imune contra a doença periodontal (o que resulta em um aumento do número de microorganismos periodontopatogênicos).

Dentre estas condições, podemos citar as questões genéticas, o estresse, HIV e até a Diabetes Mellitus não compensada.

Em diabéticos, ocorrem alterações vasculares e imunológicas que afetam qualquer tecido, incluindo o periodonto, o que justifica o desenvolvimento acelerado e gravidade da doença periodontal em pacientes com Diabetes. É por isso que a Periodontite é a doença oral mais comum nos diabéticos, inclusive através da forma aguda, onde esta doença se manifesta através de Abscessos Periodontais.

Para encerrar, vale destacar também que ao mesmo tempo que a Diabetes favorece o desenvolvimento da Periodontite, a Doença Periodontal dificulta o controle glicêmico do paciente, visto que pacientes diabéticos apresentam altos níveis de marcadores inflamatórios no sangue, como IL-6, proteína C reativa e TNF-α, que aumentam a resistência a insulina.

RESPOSTA CORRETA: Letra D

Concurso Público de Odontologia - Conquiste sua Aprovação!

Antes de trabalhar no sistema público de saúde, eu não sabia por onde estudar para as minhas provas de concurso, o que me deixava extremamente ansioso e desmotivado. Por isso, foi pensando em facilitar a vida de outros concurseiros que iniciei a produção de conteúdo na internet e, depois de 2 anos, terminei de escrever meu primeiro ebook com 101 questões comentadas de concurso público de odontologia.

Este ebook tem questões de dentística, endodontia e periodontia e foi escrito com o objetivo de te guiar entre os assuntos mais cobrados destas disciplinas nas provas de concurso, para que você conquiste a tão sonhada aprovação. As questões são explicadas de forma simples e os temas não se repetem!

Lembrando que os leitores do blog tem 25% de desconto neste material com o cupom "arribablog" (sem aspas) e que através deste código, o livro sai por menos de 10 reais! Para fazer o download do ebook, é só clicar na imagem abaixo! 
.