Concurso Odontologia - Questão em Texto #2 - Preparo Cavitário Para Amálgama

 

Questão em Texto #2 - Preparo Cavitário Para Amálgama
E ai, tudo bom com você?!

Seja bem-vindo a segunda questão de concurso público resolvida em texto aqui no blog! Hoje, nós iremos resolver juntos uma questão de nível difícil, que fala sobre o preparo cavitário para amálgama. Apesar de o amálgama não ser mais tão utilizado na clínica odontológica, várias questões de concurso público para dentistas ainda cobram tópicos referentes a composição, classificação e propriedades deste material.

Caso tenha perdido a primeira questão deste novo quadro, que fala sobre o tratamento do câncer de boca, é só CLICAR AQUI! 

E só lembrando antes de começar que a questão resolvida neste artigo foi retirada do meu livro "101 questões comentadas de dentística, endodontia e periodontia", que você pode adquirir com um DESCONTÃO DE 25% utilizando o cupom "arribablog" [sem aspas]. Para saber mais sobre este material, é só CLICAR AQUI!

Mas enfim, vamos para a questão! BONS ESTUDOS!

Questão em Texto #2.
2º Tenente Dentista – Policia Militar (SP) – 2009 - VUNESP. [Adaptada]
Sempre que possível, no preparo cavitário para restaurações com amálgama, deve-se: 

A) Em restaurações Classe V, deve-se manter uma convexidade da parede axial, acompanhando o contorno da face proximal
B) Remover a área de contato entre dentes contíguos, independentemente das necessidades estéticas
C) Evitar a utilização de recortadores da margem cervical, por deixarem prismas de esmalte sem suporte 
D) Manter uma concavidade na parede pulpar para aumentar a retenção
E) Manter vivo o ângulo axiopulpar

RESPOSTA.
As imagens acima ajudam a compreender a resposta desta questão

É essencial que o preparo cavitário para amálgama siga princípios biomecânicos, para que a restauração resista às forças mastigatórias e tenha durabilidade. 

Um preparo com profundidade e angulações indevidas pode significar a fratura da restauração no curto/médio prazo. Assim, para que isto não aconteça, o preparo cavitário para amálgama deve ter: 
• Profundidade maior ou igual que a largura 
• Profundidade mínima de 2mm 
• Paredes circundantes convergentes para oclusal 
• Parede pulpar plana 
• Ângulos internos arredondados 

Sabendo disto, podemos eliminar alternativas como as letras D e E, visto que a parede pulpar deve ser plana e o ângulo axiopulpar deve ser arredondado, inclusive, para arredondamento deste ângulo, deve ser usado o recortador de margem cervical, que também é importante para planificação do ângulo cavosuperficial.

Vale lembrar que no preparo cavitário para amálgama, não podem existir prismas de esmalte sem suporte, visto que isto pode levar a fraturas do material restaurador. Em restaurações de amálgama classe V, a parede axial deve ser convexa, seguindo o contorno da face vestibular/lingual a qual é convexa para o exterior mesiodistalmente, o que faz da Letra A a alternativa correta para esta questão. 

RESPOSTA CORRETA: Letra A

Concurso Público de Odontologia - Conquiste sua Aprovação!
Antes de trabalhar no sistema público de saúde, eu não sabia por onde estudar para as minhas provas de concurso, o que me deixava extremamente ansioso e desmotivado. Por isso, foi pensando em facilitar a vida de outros concurseiros que iniciei a produção de conteúdo na internet e, depois de 2 anos, terminei de escrever meu primeiro ebook com 101 questões comentadas de concurso público de odontologia.

Este ebook tem questões de dentística, endodontia e periodontia e foi escrito com o objetivo de te guiar entre os assuntos mais cobrados destas disciplinas nas provas de concurso, para que você conquiste a tão sonhada aprovação.As questões são explicadas de forma simples e os temas não se repetem

Lembrando que os leitores do blog tem 25% de desconto neste material com o cupom "arribablog" (sem aspas) e que através deste código, o livro sai por menos de 12 reais! Para fazer o download do ebook, é só clicar na imagem abaixo! 
.