Banca IPPEC - Parte #3 (Conhecimentos Gerais) - Timbé do Sul [Tarde] (2022) - Dentista

Prova banca IPPEC - questões de conhecimentos gerais
Seja bem-vindo a terceira parte da prova elaborada para o município de Timbé do Sul (SC), pela banca IPPEC. Neste texto, você irá encontrar as questões de número 16 a 25 desta prova, referentes a disciplina de conhecimentos gerais.

Lembrando que esta prova tem um total de 40 questões e as suas duas primeiras partes já estão postadas aqui no blog! 

O gabarito para as questões disponíveis neste post se encontra após a questão de número 25.

Para acessar as questões de português (01 a 10), é só CLICAR AQUI!

E, para acessar as questões de matemática (11 a 15), é só CLICAR AQUI!

BONS ESTUDOS!

Questão 16. 
O Brasil passou por uma tremenda reviravolta na entrada da década de 90. Após quase três décadas, finalmente um presidente civil seria escolhido pelo povo. Mas, em apenas três anos, o que parecia inacreditável aconteceu: O país que se mobilizou pela eleição de um candidato retirou-o do comando, sem qualquer alteração nas regras do jogo democrático. Sobre os fatos que levaram o presidente Fernando Collor de Mello ao impeachment é ERRADO afirmar que: 

A) Em entrevista à revista Veja, Pedro Collor, irmão mais novo de Collor, acusa o tesoureiro da campanha, PC Farias, de usar a amizade com Collor, para enriquecer. 
B) O senado aprovou o impeachment por 441 votos a 38. Collor, condenado por crime de responsabilidade, é afastado em 2 de Outubro e a presidência passa a ser ocupada interinamente pelo vice, José Sarney. 
C) Milhares de estudantes usam preto e fazem passeatas nas ruas de muitas cidades brasileiras. Eles são chamados de cara-pintadas e a sociedade passa a exigir o impeachment de Collor. 
D) Collor renuncia minutos antes de ser condenado pelo senado, mas mesmo assim, seus direitos políticos são suspensos por oito anos. 
E) A Câmara dos Deputados instala uma CPI para apurar as denúncias de Pedro Collor, apurando a existência de ligações das atividades ilegais do empresário PC Farias com o Governo Federal.

Questão 17. 
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna no texto a seguir.

Doente, Costa e Silva foi substituido por uma junta militar que, em 1969, escolhe o novo presidente, o general _____. Seu governo é considerado o mais duro e repressivo do período, conhecido como “anos de chumbo”. A repressão à luta armada cresce e uma severa política de censura é colocada em execução. Jornais, revistas, livros, peças de teatro, filmes, músicas e outras formas de expressão artística s]ao censuradas. Muitos professores, políticos, músicos, artistas e escritores são investigados, presos, torturados ou exilados do país. 

A) Humberto Castelo Branco 
B) Ernesto Geisel 
C) Emílio Garrastazu Médici 
D) João Figueiredo 
E) Aurélio de Lira Tavares

Questão 18. 
Nas eleições de 1974 e 1976, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) obteve grande crescimento, o que alarmou os militares da linha dura. Dessa forma, o Pacote de Abril estabeleceu o adiamento das eleições indiretas para governadores para 1982, aumentou o colégio eleitoral dos estados menores (onde a ARENA era predominante), estabeleceu a campanha surdamuda (poderia ser apresentada apenas uma foto ¾ e um resumo do currículo do candidato) e determinou que 1/3 dos senadores seriam indicados pelo Presidente da República e eleitos pelo voto indireto. Por isso, esses senadores ficaram conhecidos como: 

A) “Senadores do Governo” 
B) “Senadores da ARENA” 
C) “Senadores Isolados” 
D) “Senadores de Mentira” 
E) “Senadores Biônicos”

Questão 19. 
O período político conhecido como A Nova República foi uma fase da política brasileira que se inicia após o fim do regime militar. Faz parte da conjuntura política-econômica desse período: 

A) O início do processo de estatização de empresas privadas, vinculadas ao setor de transporte. 
B) A implementação de ações políticas vinculadas ao setor de energia nuclear 
C) A estabilidade financeira deflagrada com o sucesso dos planos econômicos apoiados no congelamento de preços e salários 
D) A intensificação dos conflitos no campo, envolvendo o Movimento dos Sem-Terra e a União Democrática Ruralista 
E) O endividamento do país junto ao F.M.I (Fundo Monetário Internacional) devido à crise bancária iniciada nos EUA 

Questão 20. 
Na Segunda-Feira (21/02/2022), a Corte Constitucional da Colômbia descriminalizou o aborto até 24 semanas de gestação. O país tornou-se o quinto da América Latina a flexibilizar o acesso à interrupção da gravidez, que é permitida nos países citados a seguir, EXCETO: 

A) Venezuela 
B) Guiana 
C) Cuba
D) Uruguai
E) Argentina

Questão 21. 
Analise as alternativas sobre o governo de Humberto Castelo Branco e assinale a alternativa correspondente. 

I- Declarou o primeiro ato institucional da Ditadura Militar no Brasil – Conhecido como AI-1 
II- Em 1965 – por meio do Ato Institucional nº2 - todos os partidos políticos foram fechados e foi adotado o bipartidarismo, ou seja, a partir desse momento passaram a existir apenas dois partidos: a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) 
III- A insatisfação de parcelas da população com a medidas antidemocráticas fez crescer o número de manifestações, seno uma das maiores a Passeata dos 100 mil. Nessa ocasião, o estudante Edson Luis foi morto em confronto com a polícia, o que gerou grande comoção e fortaleceu a oposição ao regime 

A) Somente as afirmativas II e III estão corretas 
B) Somente as afirmativas I e III estão corretas 
C) Somente as afirmativas I e II estão corretas 
D) Somente a afirmativa I está correta 
E) Todas as afirmativas estão corretas 

Questão 22.
O infográfico apresentado a seguir demonstra o êxodo venezuelano recente.
.
Qual o estado brasileiro que tem sofrido as maiores consequências dessa imigração venezuelana? 
A) Acre 
B) Amazonas 
C) Amapá 
D) Rondônia 
E) Roraima 

Questão 23.
2021 foi um ano de intensos conflitos no Afeganistão. Em Maio, o governo dos Estados Unidos anunciou a retirada das tropas restantes no país asiático. Com a movimentação, qual grupo extremista iniciou uma série de ataques a divesas províncias do país, capturando muito do território afegão? 

A) Estado Islâmico 
B) Al Quaeda 
C) Boko Haram 
D) Talibã 
E) Hezbollah 

Questão 24. 
A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição da atmosfera. Os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (N2O2, NO e NO2) presentes na atmosfera formam ácidos fortes, aumentando a acidez da água da chuva. Sobre esse problema ambiental é CORRETO afirmar que: 

A) Apenas a água da chuva é capaz de tornar-se ácida, o mesmo não ocorre com a neve e os nevoeiros 
B) A construção de motores de carros a combustão interna mais eficiente (que destruam ou minimizem os gases nocivos) é uma medida possível de combate a esse problema 
C) Apesar de ela atacar construções e monumentos, se os mesmos forem à base de mármore, não sofrerão com a corrosão com esse tipo de chuva 
D) A vegetação de grandes florestas tropicais não apresenta problemas devidos a esse tipo de chuva 
E) A vantagem desse tipo de chuva é a destruição do gás metano, um dos grandes responsáveis pelo aquecimento global 

Questão 25. 
As minas de carvão mineral de Santa Catarina empregam 80% da mão de obra nacional paa o segmento. Dos 5.296 do efetivo nacional, 4.196 trabalham nas minas do Sul do Estado, um aumento de 2% em relação ao número de empregados em 2012, segundo a Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM). No total, 10 mineradoras instaladas na região, que produzem a metade do volume total de carvão mineral do país. A profundidade das minas de carvão mineral em Santa Catarina varia de 60 a 300 metros. Compõem a região carbonífera catarinense os municípios citados a seguir, EXCETO: 

A) Joaçaba 
B) Criciúma 
C) Içara 
D) Lauro Müller 
E) Forquilhinha 

GABARITO. 
Questão 16. Letra B
Questão 17. Letra C 
Questão 18. Letra E 
Questão 19. Letra D 
Questão 20. Letra A 
Questão 21. Letra C
Questão 22. Letra E 
Questão 23. Letra D 
Questão 24. Letra B 
Questão 25. Letra A