Concurso Odontologia - Cálculo da Dose Medicamentosa em Odontopediatria - QET #7

QET #7
Seja bem-vindo a mais um questão em texto aqui no blog!

Hoje, nós iremos resolver juntos uma questão que fala sobre o cálculo da dose medicamentosa em odontopediatria, assunto que confunde DEMAIS o dentista concurseiro na hora das provas.

Lembrando que na questão em texto de número 6, nós conversamos sobre as características da Sialolitíase. Para resolver esta questão é só CLICAR AQUI!

BONS ESTUDOS!

Dentista - Nova Palmeira (PB) - 2020 - UEPB.
Após alguns procedimentos odontológicos como exodontias, traumatismos dentários e de tecidos moles, além de outras situações clínicas em crianças, é comum a prescrição de analgésicos e/ou anti-inflamatórios pelo cirurgião-dentista. Diante dessa perspectiva, leia o relato a seguir: uma criança do sexo feminino, 04 anos, pesando 20 Kg, realizou um procedimento cirúrgico e houve a necessidade de prescrição de um analgésico. O cirurgiãodentista optou pela prescrição de dipirona, solução oral (gotas) 500 mg/mL por 3 dias. Utilizando-se a dose de 15 mg/kg a cada administração e considerando que 20 gotas correspondem a 1 mL, serão administradas quantas gotas em cada dose/administração? 

A) 12 gotas 
B) 24 gotas 
C) 30 gotas 
D) 40 gotas 
E) 10 gotas 

RESPOSTA.
.
Para cálculo da dose medicamentosa em odontopediatria, nós podemos fazer uso da seguinte fórmula: 

Ml por Administração = Dose x Peso x Ml / Mg

Ao se conhecer a fórmula, o próximo passo é retirar os dados do enunciado, onde podemos observar que a criança pesa 20 kg e o dentista optou por uma solução de 500 mg/ml, com uma dose de 15 mg/kg A CADA ADMINISTRAÇÃO. 

A frase "a cada administração" merece destaque pois se o valor fosse dado ao dia, seria necessário dividi-lo por três, visto que o medicamento será aplicado três vezes ao dia, de 8 em 8 horas. Mas no nosso problema, o autor foi generoso e já deu o valor por cada administração do medicamento. 

Após separar os dados do problema, a nossa conta ficará da seguinte maneira: 

Ml por Administração = 15 x 20 x 1 / 500 = 0,6 ml 

O 15 é referente a dose por administração, o 20 é referente ao peso da criança e o 1 e o 500 foram retirados da concentração da solução, que é de 500 mg a cada 1 ml. 

Como você pode ver acima, o resultado da nossa conta foi de 0,6 ml do medicamento por administração. Como cada 20 gotas do medicamento contém 1 ml, tudo que temos que fazer para obter o nosso resultado é multiplicar 20 por 0,6 e, assim, chegaremos em um resultado de 12 gotas por administração do medicamento.

RESPOSTA: Letra A

Muito obrigado por acompanhar!
Para ter acesso a materiais que vão facilitar os seus estudos para concursos públicos de odontologia, é só clicar no botão abaixo!
Abraços, André Martins - Arriba Dentista